Muito buscada atualmente, a sustentabilidade está relacionada a forma como uma organização faz a sua operação sempre levando em conta, as pessoas, o propósito e os planos para o presente e para o futuro. Dada a sua importância na sociedade, cada vez mais, o mercado busca entender o conceito real de sustentabilidade aplicado as empresas, visando a sua importância e dimensão, bem como ela sendo um pilar da estratégia de negócios ajuda a minimizar riscos e funciona como um ímã para atrair funcionários, clientes, fornecedores, investidores etc.

A sustentabilidade não só melhora a reputação de uma empresa, mas também os números em termos de desenvolvimento e crescimento. O desenvolvimento de um verdadeiro valor sustentável pode conduzir uma estratégia corporativa e fornecer conhecimento para a empresa. Durante muito tempo, a sustentabilidade foi apenas uma questão de marketing para as empresas. Estes tempos chegaram ao fim. Inovações e modelos de negócios estão cada vez mais orientados para questões sustentáveis.

A Klabin, por exemplo, construiu, ao longo de seus 124 anos, um sólido compromisso com a sustentabilidade, que se tornou um dos principais direcionadores de seu negócio, presente desde os processos internos até o relacionamento com comunidades e fornecedores, refletido nas soluções integradas que oferecemos ao mercado.

Para assegurar o envolvimento de toda a cadeia produtiva nos temas relacionados à sustentabilidade, segundo Julio Nogueira, gerente de sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, a empresa mantém uma série de iniciativas que corroboram para a manutenção contínua da Agenda ASG dentro da companhia.

A Klabin possui uma atuação histórica focada nas melhores práticas em sustentabilidade, presentes em seus processos de melhoria contínua internos, passando pelo relacionamento com comunidades no entorno de suas operações e fornecedores, até nas soluções oferecidas ao mercado. “A busca por opções mais conscientes, a ampliação das discussões relacionadas à urgência de ações que ajudam a preservar o meio ambiente, aliadas a novas regulamentações e legislações relacionadas ao tema, tanto no Brasil quanto no mundo, mostram que tem se tornado cada vez mais difícil dissociarmos a manutenção de um negócio no longo prazo com a criação de uma estratégia pautada pelos aspectos ASG”, explica Julio.
As ações são pautadas pela Agenda Klabin 2030, um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos, alinhadas à Agenda 2030 da ONU, que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança fundamentais para a empresa e para as urgências globais da sociedade e do planeta. Os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, os KODS, como são conhecidos, estão relacionados a diversos aspectos, como o uso de Energia e Água, Gestão de Carbono, Disponibilidade de Madeira, Gestão de Resíduos, Desenvolvimento das Pessoas e das Comunidades onde a Companhia está inserida, entre outros, demonstrados com total transparência por meio do Painel ASG. Nele, é possível acompanhar a evolução do desempenho e do cumprimento de cada um dos compromissos firmados. https://esg.klabin.com.br/.

Julio conta que as práticas ASG sempre estiveram na estratégia de negócios da empresa, antes mesmo do termo se tornar popular. Por ser uma indústria de base florestal, o respeito ao meio ambiente é a essência do seu negócio. “Toda a gestão da empresa é pautada pela sustentabilidade e entendemos que uma boa e responsável gestão socioambiental é fundamental para a sua longevidade. A nossa atuação responsável nos tornou referência mundial em desenvolvimento sustentável, uma posição de protagonismo ancorada em diversas iniciativas. Já há algumas décadas, temos utilizado os pilares ASG como direcionadores, permeando toda a cadeia produtiva”, finaliza Julio.

Quais são os principais conceitos sobre sustentabilidade?

A sustentabilidade refere-se ao atendimento das necessidades atuais, sem comprometer as gerações futuras, garantindo assim o equilíbrio entre o bem-estar social, o crescimento econômico e o cuidado com o meio ambiente. É aqui que nasce a ideia de progresso sustentável, como aquele modo de progresso que mantém esse delicado equilíbrio hoje, sem expor os recursos de amanhã.

Existem três definições: sustentabilidade ambiental, que visa preservar a biodiversidade sem abrir mão do progresso econômico e social; sustentabilidade social, que busca a coesão da população e sua estabilidade e, por fim; sustentabilidade econômica, que garante a rentabilidade das atividades que buscam a sustentabilidade social e ambiental.

Julio Nogueira, gerente de sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin