Diversidade e inclusão são temas cada vez mais presentes nas empresas. Na visão de Fabiano Alves de Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão na Irani, a temática da diversidade deve ser trabalhada a partir de uma visão 360° integrada à gestão. Na prática, isso significa cuidar de toda a jornada, desde a atração dos colaboradores até o conjunto de práticas e experiências que assegurem a sua retenção.

Já após o ingresso, ele acredita que é necessário assegurar condições amplas para que o colaborador se sinta acolhido, aceito e com a equidade de condições para crescimento dentro da empresa. “Para que esse cenário se concretize é necessário que todos na organização, desde a base da operação ao C-level, também tenham essa consciência sobre a importância da inclusão da diversidade e da equidade de condições, do absoluto respeito às pessoas e ao indivíduo”, pontua.

A Irani, por exemplo, tem como um de seus valores a Diversidade e a Inclusão. Respeitando e acolhendo cada indivíduo e valorizando o poder das diferenças, a empresa estimula o engajamento e promove um ambiente onde as pessoas podem ser quem são, sem receios, e tudo isso gera, ainda, um ambiente perfeito para a inovação e proposição de novas ideias, processos e produtos, por exemplo, agregando resultados superiores em todas as dimensões dos negócios.

Para a empresa, um ambiente diverso é fundamental para alimentar a criatividade e, da mesma forma, a produtividade. Desde o início da implantação da sua Jornada de Diversidade, observaram conquistas importantes, em especial na conscientização de todos os colaboradores.

Oliveira conta que além de incluir a temática na pauta de todas as lideranças, criaram um núcleo de diversidade, formado por colaboradores, que tem um papel importante de sensibilização e apoio à gestão. Em 2022, de maneira protagonista, autônoma, em todas as unidades foram realizadas Rodas de Conversas sobre a temática de diversidade e inclusão, abordando temas para contribuir com o letramento, divulgação das práticas e no engajamento dos colaboradores sobre o tema. No mesmo ano, por meio do Programa de Desenvolvimento de Liderança, realizaram Jornadas Plurais sobre a temática, em mais de 360 horas de desenvolvimento com a participação de 132 líderes.

Houve ainda a capacitação do time de atração, para que possam fazer uma entrevista de seleção com olhar para a diversidade, demonstrando como as crenças, preconceitos e estereótipos que formam os vieses inconscientes podem impactar na tomada de decisão de escolha de um profissional.

Também aderiram de forma voluntária, como empresa signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, apoiando o movimento de empresas comprometidas em reconhecer os direitos desta comunidade. Na diversidade de gênero, a companhia estabeleceu um compromisso público ESG de ter até 2030, 40% de mulheres em seu quadro funcional e 50% de mulheres em cargos de liderança. Com isso, ampliaram o número de mulheres na indústria, um setor tradicionalmente mais masculino, de 17% para 22% e, de mulheres líderes de 17% para 19% apenas entre 2021 e 2022.

Na diversidade etária, a Irani também observou evolução. Neste ano, foi destaque no ranking Great Place to Work – Diversidade na categoria 50+, alcançando a 11ª posição, por adotar práticas inclusivas e exemplares com colaboradores acima de 50 anos de idade, fruto de ações como os programas específicos voltados para o desenvolvimento dos colaboradores.

Todas as iniciativas e projetos, segundo Oliveira, estão estruturadas dentro no seu programa estruturante denominado Programa Gera, que dispõe de um conjunto de processos que visa atrair, engajar e acompanhar a trajetória dos colaboradores em todo os ciclos do vínculo profissional, esperando que o desenvolvimento e a experiência na jornada das pessoas sejam reconhecidos como mérito de ambas as partes.

Ele pontua ainda que Projetos como o Gera Acessibilidade e o Gera Diversidade promovem a diversidade e a igualdade de oportunidades, independente de gênero, idade, etnia, religião, nacionalidade, estado civil, orientação sexual ou deficiência de qualquer natureza, alinhados aos valores e ao objetivo estratégico de Cultivar a Diversidade e Promover a Inclusão.

A empresa lançou em 2023 o 1º Programa de Mentoria Feminina, do qual participaram 20 mulheres do time, onde trabalharam o fortalecimento da autoconfiança e da consciência sobre o potencial feminino, alavancando possibilidades de atuação, carreira e desenvolvimento pessoal e profissional.

Enquanto para buscar garantir uma melhor experiência e acessibilidade dos seus canais virtuais, realizaram a adequação do site institucional, com a disponibilização de uma ferramenta com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e recurso de voz com Maya, a tradutora virtual da HandTalk.

Outro programa divulgado pela Irani foi o “Eu Valorizo a Diversidade”, com a intenção de receber indicação de colaboradores e profissionais que sejam de grupos minorizados. Os colaboradores podem indicar pessoas 50+, LGBTI+, negros, mulheres, PCDs para participar das oportunidades ou fazer parte de um banco de talentos.

Em 2022, ao criar o programa Gera Acessibilidade, que prevê um novo olhar para todos os espaços físicos na companhia, a empresa avançou ainda mais no objetivo de tornar o local de trabalho um lugar onde todos, pessoas com deficiência (PCDs) ou com problemas temporários de locomoção, se sintam confortáveis e seguros. Qualquer novo projeto dentro da companhia precisará obrigatoriamente cumprir plenamente a lei de acessibilidade e, sempre que possível, ir além. Atualmente, a companhia conta com uma consultoria para atuar em todas as unidades propondo melhorias e soluções para tornar os espaços ainda mais acessíveis.

Pensamos e agimos com simplicidade e transparência pois entendemos que ela é fundamental para a construção de relações de confiança com todos os nossos stakeholders. Anualmente, divulgamos nosso Relato Integrado, que além das demonstrações econômico-financeiras, apresentam o modo que fazemos gestão dos diversos temas materiais e capitais, com riqueza de detalhes sobre as nossas práticas, compromissos e a evolução dos diversos indicadores”, finaliza Oliveira.e

Fabiano Alves de Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão na Irani