Companhia mantem sua trajetória consistente de crescimento a cada trimestre, reflexo da solidez, da capacidade de execução e números reforçam as perspectivas positivas para 2023
A Cogna Educação (B3: COGN3) apresenta nos resultados do 1T23 forte crescimento de receita e resultado operacional nas três principais unidades de negócios: Kroton, Vasta e Saber e, registra o melhor primeiro trimestre dos últimos quatro anos. O bom resultado está totalmente alinhado com as expectativas do grupo e demonstra a consistência e a assertividade na geração de valor das estratégias adotadas nos últimos três anos.
A companhia alcança R$ 1.329,9 milhões de Receita Líquida, alta de 13%, ante o mesmo período de 2022. E pelo oitavo trimestre consecutivo, manteve sua trajetória de crescimento em EBITDA Recorrente e rentabilidade atingindo R$ 452,4 milhões (12,6%) no período.
A Geração de Caixa Operacional (GCO) após Capex no 1T23 cresceu 27,4%, no comparativo com 1T22, totalizando R$ 227 milhões no trimestre. Essa evolução demonstra a força dos crescimentos de geração de caixa das três unidades de negócios (Kroton, Vasta e Saber), assim como da redução de custos com o aumento de conversão de EBITDA Recorrente em caixa (+5,8 p.p.). O forte resultado do primeiro trimestre, reforça o otimismo da companhia em relação à capacidade de geração de caixa ao longo do ano e o seu compromisso com o guidance de R$ 1,0 bilhão de GCO após Capex para 2024.
O crescimento da geração de caixa operacional dos últimos anos tem permitido a Cogna direcionar esse capital para redução de despesas financeiras, por meio de ações de liability management. A boa performance operacional e a forte geração de caixa, oferecem segurança para o horizonte de liquidez e a companhia não precisará captar ou reperfilar dívida em 2023, reforçando a confiança em redução da alavancagem ao longo do ano.
A Cogna reduz a alavancagem para 2,03x no trimestre, nível seguro e bem abaixo dos covenants de dívida (3,0x), e com dívida líquida estável se comparado ao 4T22. No ciclo, houve também a recompra de mais de R$ 1 bilhão de dívida, negociadas abaixo do par, com vencimento em agosto/2023, com ganho financeiro de, aproximadamente, R$ 10,2 milhões.
“Fechamos o 1T23 com mais um resultado operacional (EBITDA) muito positivo, com o 8º trimestre consecutivo de crescimento significativo. Crescemos em Receita, EBTIDA Recorrente e Geração de Caixa em todas as nossas unidades de negócios. Não é pouca coisa em um contexto macroeconômico tão desafiador. Isso reflete a solidez da companhia. A nossa expectativa é que este ano será marcado pela combinação de rentabilidade e expansão de receita. Estamos bastante otimistas com o futuro.”, afirma Roberto Valério, CEO da Cogna.
Kroton apresenta excelência em todos os indicadores e registra o melhor trimestre da companhia dos últimos quatro anos
A Kroton mantém sua trajetória de crescimento de Receita Líquida e, pelo terceiro trimestre consecutivo, apresenta uma alta de dois dígitos, 14,9%, ante o 1T22 e alcança R$ 806,25 milhões. O resultado positivo é fruto da estratégia de focar em: capilaridade de oferta de cursos híbridos e digitais devido à expansão e maturidade de polos e novos cursos; alta eficácia em mídia online, novos canais de venda, crescimento das unidades de medicina e a concentração de oferta de cursos de alto Lifetime Value (“LTV”) no segmento de cursos presenciais.
Pelo oitavo trimestre consecutivo, o EBITDA Recorrente apresentou uma melhora, avançando 23,3%, em relação 1T22, alcançando R$ 293,5 milhões, com ampliação de 2,5p.p. de margem (36,4% versus 33,9%), motivado pela expansão do lucro bruto e pela redução da razão PCLD/ROL (11,3% vs. 13,0%).
A Kroton encerrou o período com mais de milhão de alunos na graduação, totalizando 1.128.371 alunos na base, mantendo o crescimento pelo sétimo trimestre consecutivo. A expansão da base foi de 9,7% versus 1T22, em todas as modalidades (alta 11,6% e baixa presencialidade 8,6%). Este crescimento representa mais de 100 mil alunos a mais que no final do 1T22.
A taxa de evasão da Kroton apresentou redução de – 1,1 p.p. no 1T23 em comparação ao 1T22. A captação também apresentou expansão de 4,2% e aumento de ticket de calouros em todos os segmentos da graduação. Já a Pós-graduação também teve destaque na captação, com aumento de 27,3%.
“O resultado evidencia o posicionamento da companhia no setor de ensino superior e o sucesso na estratégia de ter safras crescentes de captação, com aumento de ticket médio de alunos, investimentos na melhora da experiência do aluno e consequente aumento nas taxas de retenção.”, destaca Roberto Valério.
Kroton MED: bons resultados reforçam a oportunidade de crescimento futuro
A Kroton MED, em um comparativo entre o 1T23 e 1T22, apresentou crescimento de 35,7% da Receita Líquida, bem como, evolução de 62,2% com relação ao EBITDA Recorrente, alcançando R$ 156,3 milhões e R$ 81,4 milhões, respectivamente.
“Os bons resultados são reflexos de um conjunto de medidas que ajudaram a melhoria operacional da Kroton Med. Entre eles, estão a redução dos descontos aplicados às renegociações de rematrícula, a maturação de vagas de Medicina e o repasse de inflação para calouros e veteranos”, pontua Roberto Valerio.
VASTA cresce em Receita Líquida no ciclo comercial e reforça confiança no crescimento futuro
Já em Vasta, fechamos o segundo trimestre do ciclo comercial de 2023 e registramos mais um resultado positivo com a expansão da receita de subscrição e de soluções complementares. A vertical obteve, nos seis primeiros meses do ciclo, crescimento de 16,6% na Receita Líquida (R$ 907,9 milhões).
SABER retoma sua trajetória de crescimento
A Saber retoma nos três primeiros meses do ano sua trajetória de crescimento, com R$ 131,5 milhões de Receita Líquida, aumento de 30,8%. Tal crescimento foi impulsionado por todos os negócios que compõe a unidade, como a Red Balloon (+25,0%), Serviços Educacionais (92,2%) e o Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD (+49,7%), sendo este último o maior vetor de crescimento de receita da Saber. Conforme anunciado no último balanço de resultado da companhia, o calendário comercial do PNLD em 2023 contempla um segmento maior (ensino fundamental 1 e 2) que no calendário do ano de 2022 (ensino fundamental 1). Desta forma, a Saber deverá apresentar crescimento expressivo em 2023 em comparação à 2022. O EBITDA Recorrente da Saber cresceu 7,3%, devido principalmente ao PNLD (Programa Nacional do Livro e Material Didático).
Inovar para progredir
Sempre atenta às necessidades do mercado de educação como um todo, a Cogna dedica-se a desenvolver novos produtos e soluções sob os preceitos da ambidestria, conciliando os ativos e expertise do core business ao desejo de suportar e acelerar teses inovadoras, trazendo assim uma melhor experiência para os seus clientes e alunos. Internamente, muito se tem feito nas frentes de inovação, tecnologia e inteligência artificial com o principal objetivo de posicionar o grupo como uma organização capaz de apoiar as pessoas ao longo de toda a sua jornada educacional e profissional. Por isso, nos primeiros meses do ano, os executivos da Cogna estiveram presentes nos mais diversos eventos de tecnologia e inovação do mundo. Entre eles, estão o SXSW South Summit, Web Summit, Bett UK e em reuniões de trabalho nos headquarters de parceiros como AWS e Microsoft/OpenAI.
Práticas ESG: a jornada da Cogna com foco no futuro
Nos últimos anos, a Cogna tem reforçado consideravelmente as suas ações corporativas relacionadas às práticas ESG. Entre os reflexos positivos dessa frente estão os reconhecimentos concedidos à companhia durante o período pelos principais órgãos internacionais, os quais avaliam empresas de todo o mundo.
Com destaque para o Yearbook 2023 do CSA (Corporate Sustainability Assessment), da S&P Global, no qual a Cogna foi destaque na categoria Industry Mover do Setor de Serviços Diversificados. Já no Gender-Equality Index 2023, da Bloomberg, que tem como objetivo medir o desempenho de empresas que se dedicam a reportar dados relacionados aos pilares de liderança e pipeline de talentos, igualdade salarial e paridade salarial entre gêneros, cultura inclusiva, políticas antiassédio sexual e marca externa, a companhia obteve a pontuação de 76,35 de 100, o que garantiu uma posição acima da média global do índice.
O reconhecimento também rendeu à Cogna o posicionamento como uma das 16 empresas brasileiras a compor o ranking global das mais bem avaliadas em transparência na divulgação de dados sobre equidade de gênero e essa foi a primeira vez que a empresa participou da seleção.
Em linha com os reconhecimentos obtidos no período, a Cogna também se destacou no ranking GPTW Mulher – Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem no Brasil, em virtude de suas políticas em prol da equidade de gênero. A companhia também entrou na lista das 27 empresas destaques da premiação Mulheres na Liderança, organizada pela ONG Women in Leadership in Latinamerica (WILL) em parceria com o jornal Valor Econômico. A iniciativa identifica as ações das companhias que ampliam a participação feminina em todas as interseccionalidades das organizações, até os cargos de liderança.
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