Uma comunicação transparente auxilia as empresas a divulgarem todas as suas metas e indicadores em diversas áreas. A Suzano, por exemplo, acredita que somente assim é possível medir seu progresso e identificar oportunidades para focar em iniciativas que realmente promovam a transformação.

No caso da diversidade e inclusão, na visão de Claudia Beatriz, Diretora de Gente e Gestão da Suzano, a melhor forma de evoluir nessa jornada é o diálogo com os colaboradores e outros públicos, bem como o engajamento com os diferentes segmentos. “Dialogamos para compreender, aprender e encontrar o melhor caminho, com empatia, para entender que cada pessoa tem suas particularidades e que a soma delas nos torna melhores”, diz.

Com o objetivo de tornar a Suzano uma empresa mais diversa e inclusiva, ela destaca que essa prática é incorporada no dia a dia, pois é um processo de construção conjunta e contínua, com a consciência de que é responsabilidade tanto da Suzano quanto de todas as demais organizações trabalhar para solucionar essas questões latentes na sociedade.

“Nosso papel é atuar como protagonistas na evolução da sociedade. Inspirados pelo nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore, buscamos ampliar nossa atuação na cadeia de valor e na sociedade para promover mudanças significativas na forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com o mundo”, explica Beatriz.

Atuar de forma a promover a diversidade, a equidade e a inclusão está diretamente ligado a essa visão. A empresa acredita que um ambiente diverso, respeitoso e plural resulta em maior criatividade, inovação, produtividade e eficiência. Além disso, refletir a pluralidade da sociedade na equipe contribui para criar um ambiente mais inclusivo e promover segurança psicológica para que os colaboradores possam desenvolver todo o seu potencial, além de aumentar a capacidade da empresa de compreender e responder às demandas do mercado e da sociedade.

Para continuar trilhando e evoluindo na promoção desse tema, a Suzano conta com políticas internas específicas sobre diversidade e inclusão, além de um conjunto de metas e compromissos públicos relacionados ao assunto. A empresa possui compromissos públicos e metas de longo prazo, os quais chama de “Compromissos para Renovar a Vida”. Esses compromissos orientam e direcionam suas ações em prol de uma organização e sociedade mais inclusivas.

Entre as metas de longo prazo, Beatriz destaca que os esforços são direcionados para a promoção da diversidade e inclusão, com o objetivo de garantir 100% de acessibilidade e um ambiente 100% inclusivo para pessoas com deficiência nas fábricas e escritórios, atingir a meta de ter 30% de mulheres e 30% de pessoas negras em cargos de liderança (gerentes funcionais e acima) e garantir um ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIAP+ até 2025.

Além disso, existe o “Plural”, um movimento orgânico e voluntário de colaboradores para promover a diversidade na empresa. A iniciativa se organiza em cinco Grupos de Afinidade: mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, gerações e LGBTQIAP+. Através de encontros regulares, aborda questões estratégicas para a realidade do tema, promovendo a discussão, a empatia, a escuta ativa e construindo soluções. O Plural tem como missão usar a informação como forma de promover a diversidade e combater os vários tipos de preconceito, seja por gênero, raça e etnia, estereótipo, orientação sexual, grupos etários, entre outros.

Para evidenciar a importância do tema na estratégia de negócios da Suzano, os principais aspectos de diversidade e inclusão estão expressos nos compromissos de longo prazo, que se desdobram, por exemplo, em metas de curto prazo atreladas à remuneração dos colaboradores em cargos de consultor.

“Baseamo-nos nas metas e em pesquisas de ambiente inclusivo, que realizamos periodicamente, para definir iniciativas. Essas ações vão desde o engajamento da liderança e de todos os colaboradores da empresa, até projetos estratégicos para aumentar a representatividade dos grupos minorizados, priorizando a contratação de novos talentos e o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores”, avalia Beatriz.

Dentre os projetos realizados pela empresa, destaca-se o “Diversidade Tech”, lançado em julho de 2022. Trata-se de um programa para qualificar e desenvolver pessoas em Data Analytics (análise de dados) voltado para mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência que residem nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A iniciativa é uma parceria da companhia com a Let’s Code, uma escola de referência em programação.

O programa disponibilizou 200 bolsas de estudo para um curso intensivo de 400 horas, com aulas ao vivo e professores reconhecidos no mercado. Após seis meses de formação e conclusão do programa, a empresa acredita que está colhendo ótimos resultados, que continuarão sendo medidos ao longo do tempo:

  • Aumento de 27% na empregabilidade geral, com 66% dos participantes empregados após a formação (até o momento);
  • Aumento de 56% na empregabilidade na área de tecnologia, com 33% dos participantes trabalhando na área após a formação;
  • Aumento médio de 15% na renda dos participantes;
  • Média de remuneração de R$ 2.900 para aqueles que estavam desempregados e conseguiram ingressar no mercado ao longo da formação.

Além disso, a Suzano tem observado o desenvolvimento das carreiras dos participantes, com mudanças de perfil de Júnior para Pleno e Sênior. Em termos de recorte de diversidade, os dados do programa são os seguintes:

  • 63,9% de participantes pretos e pardos;
  • 33,2% de mulheres;
  • 1,5% de pessoas com deficiência;
  • 4% de pessoas com idade acima de 40 anos (idade máxima de 50 anos).

Claudia Beatriz, diretora de gente e gestão da Suzano