É consenso no mercado que a forma como uma empresa divulga as suas informações deve ser precisa, transparente, relevante e em conformidade com as regulamentações cabíveis a cada setor. Na visão de Eduardo Honzak, sócio-diretor de Relações com Investidores da Cogna Educação, a gestão da informação assenta em três pilares fundamentais: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

 

Para ele, a segurança da informação aplica barreiras e procedimentos que protegem o acesso aos dados e só permite o acesso a pessoas autorizadas a realizá-lo. “As novas tecnologias mudaram rapidamente a forma de usar a segurança da informação, as sociedades avançadas de nosso tempo são chamadas de sociedades da informação, pois existe um enorme volume de dados que são processados, armazenados e transmitidos”, explica.

 

Ao complementar, Honzak pontua que a informação é considerada muito importante pelas organizações e é considerada prioritária. “Assim como o armazenamento, processamento e transmissão de informações devem ser gerenciados de forma eficiente. Em outras palavras, podemos dizer que informação é poder. Existem diferentes definições para o termo segurança da informação. Deles ficamos com a definição oferecida pelo padrão de segurança”, ressalta.

 

As empresas costumam fornecer informações sobre seus produtos, serviços, desempenho financeiro, estratégias de negócios, conquistas, eventos importantes e outros detalhes relevantes para seus stakeholders, como investidores, clientes e parceiros. A divulgação adequada dessas informações é importante para manter a confiança do mercado e permitir que os interessados tomem decisões informadas.

 

Faz parte da cultura da Cogna comunicar nossas decisões com clareza e tempestividade, sempre pautado por um diálogo verdadeiro e honesto. Essa é a premissa da área de Relação com Investidores. A empresa preza por informações relevantes, completas, precisas e tempestivas, buscando sempre a transparência com o mercado e garantindo a simetria de informações entre os stakeholders. Prova disso, foi o reconhecimento que a empresa recebeu com o Troféu Transparência, da ANEFAC em 2022, por seguir as melhores práticas de governança na divulgação das demonstrações financeiras da companhia.

Periodicamente, a Cogna realiza a sua divulgação de resultado, seguido de um call/webcast em português e inglês para todos os investidores e pessoas interessadas em aprender mais sobre a empresa e o setor de educação no Brasil. Além disso, tem agendas de conferências no país e no exterior, além de Non Deal Roadshows com os investidores. Também realizam encontros presenciais, calls com investidores, prospects e áreas de research dos principais bancos sobre o setor. Elaboram os relatórios para os sócios-administradores sobre o setor de educação e o mercado de ações. Por fim, contam ainda comum canal exclusivo para receber as dúvidas, disponível no nosso site de RI – https://ri.cogna.com.br/servico-aos-investidores/fale-com-ri/.

 

De acordo com Honzak, a empresa acredita que apenas com transparência é possível construir uma relação de confiança de longo prazo com o mercado, de forma a permitir que a companhia seja percebida como de alto valor. “Na Cogna, adotamos as melhores práticas com o objetivo de reforçar essa acreditação, assumindo um compromisso de transparência que se consolidou ao longo de nossa trajetória e reforçando nossa posição enquanto um dos principais grupos de educação do país”, avalia.

 

O principal canal da empresa é o seu site- https://ri.cogna.com.br/, que traz todo o repositório de informações da companhia. Ela realiza os envios de comunicados em primeira-mão sobre o que está acontecendo para o mailing de pessoas que se cadastraram, publicação dos demonstrativos financeiros em jornais, além do site da Comissão Valores Mobiliários (CVM).

Eduardo Honzak, sócio-diretor de Relações com Investidores da Cogna Educação