A educação continuada já provou ser importante para qualquer profissional, mas o resultado deste processo também é sentido dentro das estruturas corporativas. Para aqueles que atuam na área contábil de uma organização, ela se torna ainda mais necessária, já que as normas e regulamentações estão sempre mudando.

Segundo Caio Marcio Martins de Araujo, gerente geral de controladoria do Grupo CSN e CSN Mineração, na hora de entregar uma demanda, por exemplo, uma demonstração financeira, a educação continuada colabora com o aperfeiçoamento técnico da equipe para a entrega. “Um fator primordial é o relacionamento da equipe. Temos um ambiente muito colaborativo e altamente profissional. Além de processos na área contábil de atualização técnica permanente por via de pesquisas recorrentes e multiplicação desse conhecimento entre os membros da equipe. Promovemos sessões de debates e de atualização técnica rotineiramente”, explica.

Na visão dele, as questões regulatórias nunca atrapalham, elas sempre vêm para somar e faz com que se busque melhorias cada vez mais. “O foco no atendimento a todos os nossos stakeholders, sem exceção, sempre está entre as nossas prioridades, pois acreditamos que o nosso papel como um grande conglomerado econômico, um dos maiores do país, é convergir plenamente os nossos interesses àqueles dos nossos stakeholders”, diz.

Dentro da equipe da CSN, as vitórias também são divididas e comemoradas, um exemplo, é que ano passado quando a empresa foi premiada com o Troféu Transparência, a conquista foi noticiada a todos os envolvidos no processo de elaboração e divulgação das DFs, pois Caio conta que destacar as atividades de cada um é primordial para o reconhecimento e obter uma premiação como esta. “Valorize o seu pessoal, incentive as pessoas a se superarem, treine-os constantemente e estimule-os a experimentar e tentar. Acreditamos que essa é a única forma das pessoas se descobrirem cada vez mais e, consequentemente, trilharem caminhos cada vez mais longos. Assim fazemos no Grupo CSN, onde nosso lema é “Fazer Mais, Fazer Bem, Fazer pra Sempre”, ressalta.

Outro pilar que ajuda neste trabalho dentro da empresa, são os investimentos realizados olhando para a Agenda ESG. A CSN Mineração tem o ESG como um dos seus pilares fundamentais de atuação. Neste contexto, se tornaram a primeira mineradora do país independente do uso de barragens, com 100% dos rejeitos sendo empilhados a seco.

“Também estabelecemos metas agressivas para a redução das nossas emissões de Gases de Efeito Estufa e seremos pioneiros no Brasil em utilizar caminhões elétricos em nossa frota de grande porte. Nossos indicadores e resultados nas temáticas ESG são reportados trimestralmente ao mercado juntamente com os resultados financeiros, e anualmente é publicado o Relato Integrado de acordo com o framework GRI, auditado por terceira parte independente, onde reportamos aos nossos stakeholders nosso avanço nessa agenda tão importante para a companhia”, finaliza Caio.

Caio Marcio Martins de Araujo, gerente geral de controladoria do Grupo CSN e CSN Mineração