Ter acesso à informação é fundamental para que os stakeholders possam conhecer a gestão da empresa e, assim, tomar decisões sobre determinado negócio. Segundo Pablo Freitas Motta, diretor de controladoria na Marcopolo, há uma relação direta e necessária entre transparência e o acesso à informação, uma vez que dar visibilidade às informações reforça o quanto ela é correta em suas ações. A companhia promove o acesso à informação com canais como e-mails, site oficial, SAC, redes sociais e outras frentes direcionadas para que a imprensa, os investidores e a população tenham informações sobre suas iniciativas. Paralelamente, comunica regularmente suas ações para tornar público os negócios desenvolvidos e as atividades institucionais.
Da mesma forma, Valéria Luisa Abreu de Araujo, gerente de controladoria, e Eduardo Maia Leonardi, gerente de contabilidade societária, na Magalu, entendem que transparência e acesso à informação não podem existir sozinhas. Para eles, a informação passada sem se prezar pela transparência acaba sendo inútil, pois deixa de ser relevante e passa a ser até mesmo desonesta e pode levar o público a tomar uma decisão errônea.
Pensamento compartilhado por Luciano Agliardi, diretor de controladoria na Lojas Renner: “não existe acesso à informação sem transparência”. A Lojas Renner divulga suas informações de forma objetiva e com equidade, tendo como um dos pontos de referência a área de Relações de Investidores, por meio de relatórios e demonstrações que traduzem sua estratégia, resultados e compromissos. Produzindo tudo isso dentro de um ambiente de governança que garante a adoção de práticas que são referência no mercado. A empresa costuma ser reconhecida por seus esforços neste ponto. “Queremos seguir nessa trajetória que une transparência, equidade e assertividade na gestão e compartilhamento das informações relevantes da companhia, gerando influência positiva para o mercado e criando um círculo de melhoria contínua de performance”, avalia.
A equidade de acesso à informação é um ponto vital para a Lojas Renner. É um compromisso que a empresa possui com seus acionistas, clientes, colaboradores, parceiros e demais públicos de relacionamento. Suas informações são disponibilizadas de forma transparente, o que gera segurança para as decisões internas e externas da companhia, aumenta a credibilidade corporativa e melhora as condições para o desenvolvimento de negócios e parcerias.
Neste cenário, Luis Cláudio Bispo, gerente executivo de contabilidade na Vibra, ressalta que a informação é um processo basicamente de comunicação e se comunicar pode parecer às vezes até trivial, mas o mais importante, do que simplesmente comunicar ou escrever, é fazer com que o que se tenta transmitir seja compreensível e útil para quem estiver do outro lado, sempre com uma linguagem simples, objetiva, sem rodeios, passando bastante o contexto do que vem acontecendo, dos desafios que temos enfrentado no dia a dia da gestão do negócio, para que as pessoas que estejam de fora percebam o quão complexo é alcançar excelentes resultados como os que temos alcançado.
Diante do cenário de compartilhamento de informações, Motta explica que está a transparência que conduzem os seus negócios: “Dar visibilidade às ações do dia a dia, nos ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o público”. A Marcopolo é uma companhia de capital aberto e suas ações e iniciativas são compartilhadas com os acionistas por meio de um departamento especializado – o RI, Relacionamento com Investidores. Diante disso, trimestralmente seus negócios e informações são compartilhadas, bem como qualquer mudança ou novidade são apresentadas por meio de fatos relevantes que contextualizam os investidores e o mercado de suas ações. “Para clientes e para a imprensa também conduzimos com transparência e constante manutenção com o envio de informações para a contextualização do posicionamento na Marcopolo em suas frentes de atuação”, pontua.
A Magalu lida com comunicação, há muito tempo, de forma bastante peculiar e com muita responsabilidade. Do ponto de vista de comunicação interna, como é uma empresa multilocal (várias filiais em todo território nacional), tem vários canais para uniformidade e tempestividade nas informações, como workplace, TV Luiza e Rádio Luiza, com programações ao vivo. Para o público externo, a companhia mantém um site de relações com investidores completo e sempre atualizado, com uma usabilidade intuitiva para facilitar a identificação das informações mais atualizadas. “O acesso às informações da empresa é primordial e tratado com grande relevância para atender a todos os seus stakeholders. Temos a clareza de que um conjunto de informações financeiras relevantes, publicado com qualidade, tem um aspecto central na tomada de decisão de todo o público que a consome”, explicam Abreu e Leonardi.
Por meio do trabalho desenvolvido pela equipe de controladoria em colaboração com outras áreas, a Lojas Renner está comprometida em prover a melhor informação em suas demonstrações financeiras, de forma simples, prática e assertiva. “Ou seja, o que fazemos não é apenas fornecer dados com transparência e com o mais alto nível de governança. Disponibilizamos informações qualificadas e de acordo com a necessidade dos diversos públicos interessados, com assertividade, permitindo que possam compreender e avaliar o desempenho da companhia olhando todos os aspectos que são relevantes para a tomada de decisão, e gerando inputs que retroalimentam este processo”, pondera Agliardi.
Já na Vibra, Bispo conta que além das demonstrações financeiras, auditadas pela KPMG, empresa que os auxilia e os guia sobre a melhor forma de construir e comunicar as informações financeiras periódicas da companhia ao mercado, mas não somente restrito a elas, a empresa tem também releases de resultado trimestrais com uma qualidade bastante alta, percebido como diferenciados pelo mercado como um todo. “Recebemos feedbacks constantes de analistas, investidores e de conselheiros no sentido de quão transparentes são nossas informações, o quão claro fica para o mercado entender o que houve na empresa no período de trimestral, ou seja, a cada três meses a gente tem essa prestação de contas no mercado. Temos um relatório de sustentabilidade bastante rico também, especialmente coordenado por um time dedicado e qualificado de ESG que traz bastante informações relevantes sobre o nosso comportamento e nossas ações voltadas à agenda. Esse acesso à informação tem que ser amplo, tem que ser restrito, porque de certa forma é o compromisso que é entre uma empresa do porte da Vibra tem em relação à sociedade como um todo”, finaliza.