Ter acesso à informação é fundamental para que os stakeholders possam conhecer a gestão da empresa e, assim, tomar decisões sobre determinado negócio. Segundo Pablo Freitas Motta, diretor de controladoria na Marcopolo, há uma relação direta e necessária entre transparência e o acesso à informação, uma vez que dar visibilidade às informações reforça o quanto ela é correta em suas ações. A companhia promove o acesso à informação com canais como e-mails, site oficial, SAC, redes sociais e outras frentes direcionadas para que a imprensa, os investidores e a população tenham informações sobre suas iniciativas.  Paralelamente, comunica regularmente suas ações para tornar público os negócios desenvolvidos e as atividades institucionais. 

Da mesma forma, Valéria Luisa Abreu de Araujo, gerente de controladoria, e Eduardo Maia Leonardi, gerente de contabilidade societária, na Magalu, entendem que transparência e acesso à informação não podem existir sozinhas. Para eles, a informação passada sem se prezar pela transparência acaba sendo inútil, pois deixa de ser relevante e passa a ser até mesmo desonesta e pode levar o público a tomar uma decisão errônea.  

Pensamento compartilhado por Luciano Agliardi, diretor de controladoria na Lojas Renner: “não existe acesso à informação sem transparência”. A Lojas Renner divulga suas informações de forma objetiva e com equidade, tendo como um dos pontos de referência a área de Relações de Investidores, por meio de relatórios e demonstrações que traduzem sua estratégia, resultados e compromissos. Produzindo tudo isso dentro de um ambiente de governança que garante a adoção de práticas que são referência no mercado. A empresa costuma ser reconhecida por seus esforços neste ponto. “Queremos seguir nessa trajetória que une transparência, equidade e assertividade na gestão e compartilhamento das informações relevantes da companhia, gerando influência positiva para o mercado e criando um círculo de melhoria contínua de performance”, avalia. 

A equidade de acesso à informação é um ponto vital para a Lojas Renner. É um compromisso que a empresa possui com seus acionistas, clientes, colaboradores, parceiros e demais públicos de relacionamento. Suas informações são disponibilizadas de forma transparente, o que gera segurança para as decisões internas e externas da companhia, aumenta a credibilidade corporativa e melhora as condições para o desenvolvimento de negócios e parcerias.  

Neste cenário, Luis Cláudio Bispo, gerente executivo de contabilidade na Vibra, ressalta que a informação é um processo basicamente de comunicação e se comunicar pode parecer às vezes até trivial, mas o mais importante, do que simplesmente comunicar ou escrever, é fazer com que o que se tenta transmitir seja compreensível e útil para quem estiver do outro lado, sempre com uma linguagem simples, objetiva, sem rodeios, passando bastante o contexto do que vem acontecendo, dos desafios que temos enfrentado no dia a dia da gestão do negócio, para que as pessoas que estejam de fora percebam o quão complexo é alcançar  excelentes resultados como os que temos alcançado.  

Diante do cenário de compartilhamento de informações, Motta explica que está a transparência que conduzem os seus negócios: “Dar visibilidade às ações do dia a dia, nos ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o público”. A Marcopolo é uma companhia de capital aberto e suas ações e iniciativas são compartilhadas com os acionistas por meio de um departamento especializado – o RI, Relacionamento com Investidores. Diante disso, trimestralmente seus negócios e informações são compartilhadas, bem como qualquer mudança ou novidade são apresentadas por meio de fatos relevantes que contextualizam os investidores e o mercado de suas ações. “Para clientes e para a imprensa também conduzimos com transparência e constante manutenção com o envio de informações para a contextualização do posicionamento na Marcopolo em suas frentes de atuação”, pontua. 

A Magalu lida com comunicação, há muito tempo, de forma bastante peculiar e com muita responsabilidade. Do ponto de vista de comunicação interna, como é uma empresa multilocal (várias filiais em todo território nacional), tem vários canais para uniformidade e tempestividade nas informações, como workplace, TV Luiza e Rádio Luiza, com programações ao vivo. Para o público externo, a companhia mantém um site de relações com investidores completo e sempre atualizado, com uma usabilidade intuitiva para facilitar a identificação das informações mais atualizadas. “O acesso às informações da empresa é primordial e tratado com grande relevância para atender a todos os seus stakeholders. Temos a clareza de que um conjunto de informações financeiras relevantes, publicado com qualidade, tem um aspecto central na tomada de decisão de todo o público que a consome”, explicam Abreu e Leonardi. 

Por meio do trabalho desenvolvido pela equipe de controladoria em colaboração com outras áreas, a Lojas Renner está comprometida em prover a melhor informação em suas demonstrações financeiras, de forma simples, prática e assertiva. “Ou seja, o que fazemos não é apenas fornecer dados com transparência e com o mais alto nível de governança. Disponibilizamos informações qualificadas e de acordo com a necessidade dos diversos públicos interessados, com assertividade, permitindo que possam compreender e avaliar o desempenho da companhia olhando todos os aspectos que são relevantes para a tomada de decisão, e gerando inputs que retroalimentam este processo”, pondera Agliardi. 

Já na Vibra, Bispo conta que além das demonstrações financeiras, auditadas pela KPMG, empresa que os auxilia e os guia sobre a melhor forma de construir e comunicar as informações financeiras periódicas da companhia ao mercado, mas não somente restrito a elas, a empresa tem também releases de resultado trimestrais com uma qualidade bastante alta, percebido como diferenciados pelo mercado como um todo. “Recebemos feedbacks constantes de analistas, investidores e de conselheiros no sentido de quão transparentes são nossas informações, o quão claro fica para o mercado entender o que houve na empresa no período de trimestral, ou seja, a cada três meses a gente tem essa prestação de contas no mercado. Temos um relatório de sustentabilidade bastante rico também, especialmente coordenado por um time dedicado e qualificado de ESG que traz bastante informações relevantes sobre o nosso comportamento e nossas ações voltadas à agenda. Esse acesso à informação tem que ser amplo, tem que ser restrito, porque de certa forma é o compromisso que é entre uma empresa do porte da Vibra tem em relação à sociedade como um todo”, finaliza. 

Valéria Luisa Abreu de Araujo, gerente de controladoria na Magazine Luiza
Luis Claudio Bispo, gerente executivo de contabilidade na Vibra
Pablo Freitas Motta, diretor de controladoria na Marcopolo
Eduardo Maia Leonardi, gerente de contabilidade societária na Magazine Luiza
Luciano Agliardi, diretor de controladoria na Lojas Renner