Estabelecer ética e boas práticas de conduta se tornam determinantes para o contexto empresarial contemporâneo. Na visão de Juliano Pansanato, diretor executivo de controle e planejamento na Neoenergia, a cultura de ética e compliance têm que ser percebida como parte da cultura organizacional alinhando-se com o propósito e os valores da companhia. Entre uma série de ações para a promoção dessa cultura, ele cita:  

  • O incentivo a partir da alta liderança para a tomada de decisão ética, direcionando condutas diárias, criando hábitos e modelando comportamentos;  
  • A ênfase no comportamento exemplar das lideranças de forma a criar a inspiração do agir ético nos colaboradores;  
  • Processo de seleção de lideranças e cargos chave devem levar em consideração aspectos de integridade;  
  • a integração do sistema de compliance com os negócios de forma a encontrar soluções adequadas para os dilemas do dia a dia;  
  • a facilidade de os colaboradores poderem sanar suas dúvidas e dilemas éticos com a área de compliance 
  • a ministração frequente de treinamentos com cunho mais prático, associados aos problemas do dia a dia;  
  • estar submetida às avaliações externas, tais como o Selo Pró Ética e a certificação pela ISO 37001, que geram o engajamento de várias áreas, lideranças e colaboradores da Neoenergia. 

 As ações de compliance da Neoenergia são bastante robustas.

A companhia mantém os processos de obtenção do Selo Pró Ética e a certificação ISO 37001 que é muito importante para a efetivação dos seus princípios. Incentiva seus principais fornecedores a desenvolverem programas de integridade. Tem o compromisso de facilitar o acesso de colaboradores na solução de seus dilemas e dúvidas éticas no dia a dia.  

Também automatizou seus processos de forma a aumentar a eficiência das ações e controles de compliance para os clientes internos. “Estabelecemos como uma de nossas metas continuar sendo uma das empresas mais transparentes do Brasil. Esse é uma das premissas por meio da qual ratificamos as nossas boas práticas nos processos internos e nossa imagem corporativa”, explica Pansanato. 

 A ética faz parte das decisões das empresas da Neoenergia, norteando a realização dos seus negócios e suas relações com clientes, acionistas, executivos, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, mercado e entes públicos.​​​ A empresa​​​​​​​​​​​​​​​​​ acredita que uma sociedade sustentável se constrói quando há confiança, integridade e respeito às leis.  

 A Neoenergia disponibiliza informações sobre seu Sistema de compliance (denúncias, consultas e treinamentos) no formulário de referência. Além disso, realiza reuniões com colaboradores em que são compartilhadas informações do sistema. O compliance também presta contas das atividades realizadas e indicadores ao Conselho de Administração, o qual possui membros independentes.

A Neoenergia também participa das edições do Selo Pró Ética, de forma que as informações de nosso Sistema de Compliance são compartilhados com a Controladoria Geral da União. “Temos o compromisso de divulgar internamente entre os colaboradores os resultados de investigações com as medidas adotadas, mantendo o sigilo em relação aos envolvidos”, finaliza Pansanato 

Juliano Pansanato, diretor executivo de controle e planejamento na Neoenergia