A companhia utiliza energia limpa para geração de eletricidade para seus escritórios, lojas e CDs
Dentro da jornada de construção das práticas de ESG, o Grupo SBF, ecossistema do esporte que conecta as marcas Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, FitDance, X3M e OneFan, recebeu a certificação I-REC que atesta que 100% do consumo de eletricidade em 2022 em seus escritórios, lojas e centros de distribuição provém de fontes renováveis.
A energia limpa utilizada pelo Grupo SBF é oriunda da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Bandeirante, da Atiaia Renováveis, localizada entre os municípios de Chapadão do Sul e Água Clara, no Mato Grosso do Sul. Em 2022, a companhia neutralizou 100% das emissões de Escopo 2 do inventário de gases de efeito estufa.
Além disso, o Grupo SBF está presente no Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou Mercado Livre de Energia, que permite a escolha do fornecedor de energia a ser consumida em lojas, escritórios e CDs. Nesse sentido, a companhia tem intensificado sua dedicação no combate contra as mudanças climáticas escolhendo apenas fontes renováveis. Essa decisão além de sustentável, também gerou uma economia de 19% na tarifa de energia elétrica no ano de 2022.
Essas iniciativas de proteção ambiental somam-se aos projetos de reciclagem de resíduos têxteis, reaproveitamento de papelão e substituição de plástico. Em 2022, o Grupo realizou a substituição do uso de plástico descartável por redes reutilizáveis para fazer a movimentação de pallets e caixas nas operações logísticas dos CDs, além de reutilizar 718 toneladas de papelão e 33 toneladas de papel ao longo do ano.
Já na jornada social, o Grupo SBF investiu em projetos esportivos, com mentorias em programas educacionais para a formação de atletas, distribuição de artigos esportivos e atividades físicas gratuitas. Além disso, houve investimentos em parques realizados durante o ano, com quatro projetos de revitalização e incentivos nesses espaços públicos para atrair mais pessoas a praticarem atividades físicas. Outras iniciativas de investimento social ligadas ao esporte totalizaram R$ 1,8 milhão em projetos, feitos através de recursos de Leis de Incentivo, em que mais de 46 mil pessoas foram impactadas.
No recém lançado Relatório de Sustentabilidade do Grupo SBF, disponível no site de Relações com Investidores: https://ri.gruposbf.com.br/, são encontrados mais detalhes dessas iniciativas, assim como os projetos sociais de apoio e incentivo ao esporte realizados pelo Grupo e suas unidades de negócio.
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