A chegada da AI, internet das coisas, ChatGPT e outras tecnologias marcam o início de uma revolução tecnológica que está ocorrendo hoje nas sociedades avançadas. Com ela, importantes transformações estão ocorrendo em vários aspectos de todo o ecossistema empresarial.

O desenvolvimento tecnológico, especialmente no que se refere à tecnologia da informação, está produzindo uma mudança nas formas de comunicação entre os indivíduos. Na visão de Marcos Paulo de Almeida Rosa, gerente de contabilidade corporativa da Embraer, o mercado que a empresa atua, é embarcado de alta tecnologia e, atualmente, pode-se vislumbrar oportunidades disruptivas, que sequer poderiam ser consideradas no passado. “Entendemos que a aplicação das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas terá impactos significativos na maneira como as pessoas e cargas serão transportadas, na segurança das informações, pessoas e territórios, nos aspectos e relevância para temas ligados ao ESG”, diz. 

Com a tecnologia, se alargam os horizontes da criatividade e da inovação, materializando uma transformação estrutural nas sociedades contemporâneas e em todas as empresas. A relevância desse processo é tamanha que hoje as organizações são feitas inteiramente de informação e comunicação.

As formas de produzir e consumir foram profundamente afetadas pela emergência de um novo paradigma caracterizado por um rápido desenvolvimento, que salta exponencialmente em termos qualitativos em curtíssimos períodos de tempo. Na Embraer, a inovação é vista como um pilar estratégico para a construção do futuro. Em 2021, 51% da receita da empresa foram provenientes de inovações que ocorreram nos últimos cinco anos. Isso ilustra a relevância estratégica de manter ativo o ambiente de inovação, em prol da competitividade de longo prazo. Para isso, criaram a EmbraerX que é o agente da inovação disruptiva da Embraer, voltada para o futuro da mobilidade aérea e novos mercados.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, para uma empresa ter um desenvolvimento duradouro e de valor, Rosa explica que estudos financeiros adequados, modelagem de cenários razoáveis e análises profundas de rentabilidade que considerem as tendências desse novo mundo tecnológico e sustentável irão contribuir para que novos projetos possam agregar valor aos acionistas, à sociedade, aos governos e a todos os stakeholders. “Atualmente, temos acesso a uma quantidade infinita de informações em tempo real, mas para gerarmos valor ao negócio de forma duradora, precisaremos analisar todo esse contexto pelo prisma mais adequado. Esse é o grande desafio”, finaliza.

Marcos Paulo de Almeida Rosa, gerente de contabilidade corporativa da Embraer