Estamos na era digital, com fácil acesso aos meios de mídias digitais, logo, a disponibilização das informações, com ampla publicação dos relatórios corporativos, amplia a acessibilidade. De acordo com Marcos José Lopes, superintendente de contabilidade na Eletrobras, a empresa tem iniciativas já colocadas no mercado, como relatórios de transparência fiscal e outros que a tornam mais transparente. “Como o tema da transparência é nossa prioridade, estamos sempre acompanhando o mercado para verificar quando evoluir”, pontua.
Na SLC Agrícola também existe a preocupação em oferecer as melhores e mais detalhadas informações possíveis aos stakeholders. Segundo Ivo Brum, diretor financeiro e de Relação com Investidores, esse é um processo evolutivo. “À medida que a demanda por qualidade aumenta, se não estivermos em constante evolução, não conseguiremos satisfazer esse mercado tão exigente. As informações precisarão ser mais ágeis e claras, de fácil compreensão mesmo para investidores sem um conhecimento aprofundado dos procedimentos e técnicas contábeis, pois temos uma crescente de investidores pessoas físicas, com pequenas participações, mas que merecem a mesma atenção dos grandes investidores”, ressalta.
Enquanto a Cogna, desde o ingresso na B3, no ano de 2012, vem melhorando a maneira como reporta suas informações, um processo que é diário e ininterrupto. A companhia passou por uma transformação digital nos últimos anos, o que a levou a repensar e otimizar diversos relatórios corporativos. O site de Relações com Investidores foi totalmente remodelado para dar acesso direto as suas principais informações, que inclui efetivas publicações de resultados trimestrais e anuais, história, perfil corporativo, governança corporativa e ESG. Cesar Augusto Silva, sócio e diretor de controladoria, diz que a empresa disponibiliza um canal direto aos investidores, que concentra as dúvidas e/ou dificuldades que possam ter ocorrido no entendimento dos números divulgados, ou mesmo em algum dos itens anteriores.
Com relação ao ESG, uma vertente totalmente nova para as demonstrações contábeis, mas que para a Cogna já era praticada desde 2012, a empresa lançou no último ano um site que apresenta diversas informações relacionadas aos compromissos ambientais, sociais e de governança corporativa. No pilar de governança e integridade, uma das suas premissas é promover as melhores práticas de governança e transparência nas divulgações e resultados. “Um exemplo disso é que desde o primeiro trimestre de 2021, passamos a divulgar o Relatório de Sustentabilidade simultaneamente com a divulgação de resultados. Além disso, divulgamos os principais indicadores de ESG, conforme nossa matriz de materialidade, trimestralmente. Ou seja, nossos stakeholders podem acompanhar indicadores de desempenho em ESG trimestralmente, junto das divulgações de resultado”, explica Silva.
Com relação aos relatórios corporativos, incluso as demonstrações financeiras, a Eletrobras vem em melhoria contínua. Além das demonstrações financeiras, tem outras relevantes divulgações realizadas como o Relato Integrado, que inclui temas setoriais da Sustainability Accounting Standards Board e as recomendações da Task Force on Climate related Financial Disclosures, relatórios de sustentabilidade, entre outros. “Hoje não há apenas a divulgação financeira de forma transparente, também temos a agenda ESG e outras agendas que são fundamentais para o mercado e a companhia, mantendo o conceito da transparência e comunicação”, avalia Lopes.
Ao complementar, Brum entende que atualmente, uma ferramenta integrada seja fundamental para a evolução dos relatórios corporativos, mas as pessoas que processam e analisam internamente essas informações são de suma importância, pois são elas que entendem do negócio e da coerência da informação dada. Enquanto, Silva avalia que a tendência, não somente da Cogna, como também de todas as demais empresas, seja a de dar maior visibilidade e integração entre os indicadores ESG e financeiros em alinhamento com as melhores práticas de mercado, inclusive as internacionais, e ainda demonstrar os impactos atrelados a essas mudanças.
Já Silva acredita que para tornar os relatórios corporativos mais acessíveis, o principal meio de comunicação com o Mercado e acionistas em geral, ainda seja através de plataformas de interação (canal RI, e site exclusivo dedicado ao ESG). “Mas não nos limitamos a esses, por entender que nosso portfólio de serviços se estenda a perfis diferentes de negócios, e por isso também realizamos divulgações em nossos canais internos e nossas redes sociais (Instagram / LinkedIn / entre outros), que gera maior alcance e engajamento”, finaliza.
