Sem se aprofundar em questões tecnológicas mais complexas, as empresas caminham atualmente para uma operação cada vez mais automatizada a fim de aumentar sua eficiência diante do grande volume de dados existentes. Aos poucos, elas estão abandonando gradualmente o mundo analógico para mergulhar na chamada “revolução industrial 4.0” que trouxe a Internet das Coisas (IoT), os sistemas automatizados entre outros.
O mundo todo está mais digital e em constante transformação. E o que mais tem chamado a atenção dos órgãos reguladores nesse turbilhão de acontecimentos é justamente a quantidade de dados disponíveis on-line. Entre as principais mudanças, inclusive várias leis foram criadas nesse sentido, como aqui no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para regular esse mercado.
Em meio a essa evolução tecnológica, é notória a preocupação da incorporação de uma visão mais humana e ética da tecnologia nesta grande transformação digital. A necessidade de mais tecnologia e inovação nas organizações é um caminho sem volta na era da informação, mas se faz necessário pensar no processo dessas informações bem como o acesso da sociedade a elas. Não é uma questão somente de algoritmos, mas de ética e transparência.
Isso porque a informação atualmente vale ouro, mas pode, em algumas situações, acabar sendo utilizada de maneira indevida. Fernando Rodrigues, controller na Comgás, explica que, pensando justamente nisso, a empresa procura abastecer a sociedade não apenas com energia por meio de sua operação, mas também com informações verdadeiras e precisas, transmitindo segurança para aqueles com quem possuem relacionamento, desde o primeiro contato com um cliente, assim como no nível de detalhes fornecidos aos acionistas e credores através da clareza presente em suas demonstrações financeiras, por exemplo.
Rodrigues entende que a principal preocupação neste sentido é a segurança da informação. No caso da Comgás, a segurança possui uma visão ampliada e é o principal valor, estando na sua cultura e sendo fomentada por meio de ferramentas internas juntos aos seus funcionários, pelo aplicativo virtual perante os clientes, e pelas informações financeiras perante os credores, acionistas e o mercado em geral. “Promovemos com nossas fontes de comunicação um fluxo constante de informações transparentes para a sociedade e incentivamos nessa prática com as nossas equipes”, diz.
É necessário que todas as empresas sigam promovendo o acesso à informação a todos os seus públicos de interesse com a publicação proativa das suas próprias informações, pois somente assim poderá haver no mercado um movimento maior que trará importantes benefícios à sociedade como um todo.
A relação entre a transparência e o acesso à informação é extremamente importante em um mundo onde a informação se torna cada vez mais importante e essencial. Por isso, Rodrigues acredita que ela precisa ser tratada e divulgada com responsabilidade e transparência, gerando valor para aqueles que a recebem. “Em um ambiente externo onde se fala muito em “fake news”, assim como a Comgás, toda empresa deve fortalecer o seu compromisso com a ética e a transparência”, finaliza.