Existem muitas estratégias necessárias para transformar as atividades empresariais em espaços mais sustentáveis, e algumas delas são: economizar recursos energéticos, aproveitar os recursos próximos, implementar os princípios da economia circular e gerir ecologicamente o transporte. Alguns estudos refletem que aquelas que possuem uma política comprometida de forma verdadeira e monitorável terão vantagens competitivas. 

Por isso, Claudio Stabile, diretor-presidente na Sanepar, avalia que cada vez mais, os critérios Ambientais, Sociais e de Governança vêm sendo percebidos de forma mais positiva e atraente pela opinião pública e de stakeholders, que estão mais atentos a empresas que operam de acordo com diretrizes sustentáveis e éticas. 

A empresa acredita fortemente que o seu negócio tem a vocação ASG, pois o compromisso ambiental é mandatório, uma vez que sua matéria prima é a água, que é tratada e distribuída aos clientes, levando saúde e qualidade de vida. Já o esgoto coletado, segundo a Sanepar, é 100% tratado com lançamento dos efluentes nos corpos d’agua, atendendo à legislação. “O viés econômico-financeiro é condição sine qua non para universalizar o saneamento”, diz Stabile. Que pontua ainda as ações realizadas pela empresa: 

a) Alinhamento do Planejamento Estratégico: o modelo de gestão da Sanepar, até pela própria essência de empresa pública de saneamento, é bastante alinhado às práticas ambientais, sociais e de governança. As questões ASG norteiam a estruturação da metodologia de relato adotada e são discutidas em seu Planejamento Estratégico. 

A integração do planejamento estratégico efetiva o alinhamento das estratégias da organização à agenda ASG. Os macroprocessos da cadeia de valor estão relacionados aos objetivos do Mapa Estratégico nos eixos de atuação: sustentabilidade, clientes e poder concedente, processos e aprendizado e crescimento. Para cada objetivo, estão associados riscos, temas materiais, estratégias e planos com indicadores correspondentes. O Comitê ASG é um órgão consultivo de caráter permanente e estabelecido em 2021, com a finalidade de assessorar o Conselho de Administração no desenvolvimento e implementação da Estratégia de ASG, que inclui as diretrizes e atos corporativos na gestão de questões relacionadas ao tema. 

Os programas e projetos são priorizados com base em políticas às quais estão relacionados e associados a um indicador estratégico. A priorização ocorre dentro do Planejamento Plurianual da Companhia. 

b) Inscrição no ano de 2022 para participação no indicador de sustentabilidade empresarial da Bolsa de Valores_ISE B3: o índice de sustentabilidade da bolsa abrange os três fatores de ASG: Ambiente, Social e Governança. Ele é composto por ações de empresas que atendem os critérios de eficiência econômica, governança corporativa, preservação ambiental e justiça social, definidos pela B3 conjuntamente com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.  

c) Participação no Selo Clima Paraná: o selo busca fortalecer a implementação de práticas associadas à ESG. Com esta certificação, o Estado do Paraná visa reconhecer e dar visibilidade às organizações que preservam os recursos naturais, além de incentivar as empresas paranaenses a reduzirem a “Pegada de Carbono”, para combater as mudanças climáticas e, dessa forma, propiciar o crescimento socioeconômico aliado à conservação do meio ambiente. 

d) Participação no CDP Clima (Carbon Disclosure Program): referência na avaliação de ações sustentáveis que contribuem para o combate às mudanças climáticas e a análise também é considerada pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) como critério de entrada e de avaliação das empresas. 

e) Continuidade do Programa Caixa d’Água Boa, em parceria com o Governo do Estado, para doação e instalação de caixas d’água em casas de famílias em situação de vulnerabilidade social. 

f) Água Solidária: relançamento em dezembro de 2021 do programa de tarifa social com o nome Água Solidária, que beneficia cerca de 250 mil famílias paranaenses com uma redução significativa no custo dos serviços de saneamento. 

g) Saneamento Rural: ampliação dos investimentos no programa Saneamento Rural, desenvolvido em parceria com os Municípios, para implantação de sistemas de abastecimento de água potável nas comunidades rurais. 

h) Adesão ao Movimento Mais Água do Pacto Global – Ambição 2030. 

i) Adesão ao Pacto Empresarial contra a Corrupção: um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas, cujo objetivo é uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético e reduzir as diferentes práticas de corrupção. Ao se tornarem signatárias do pacto, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anti-corrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que seja cumprida integralmente. Além disso, se comprometem a vedar qualquer forma de suborno e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário. Todas as empresas que aderirem ao Pacto terão seus nomes apresentados numa lista em nosso site: Empresas Signatárias do Pacto Empresarial. 

Claudio Stabile, diretor-presidente na Sanepar