Nos últimos anos, devido à uma série de fatores, a comunicação das empresas com os seus stakeholders, tornou-se um elemento-chave. Ao longo dos mais de 70 anos de existência, a Marcopolo, por exemplo, pontua que toda a sua trajetória foi pautada pela total transparência em suas informações. Sendo essa uma das ações primordiais da empresa. Segundo Pablo Motta, CFO na Marcopolo, o compartilhamento de informações anda de mãos dadas com a transparência e isso conduz os negócios da companhia, pois somente desta maneira é possível alcançar a credibilidade mercadológica.

Ele acredita que essa questão inclusive foi responsável pela empresa ter tido, em 2022, os melhores resultados de sua história, com lucro líquido de R$ 436,8 milhões, crescimento de 21,9% na comparação com o ano anterior, o que representa um recorde em valores absolutos. Além de excelente desempenho na receita líquida consolidada, que foi de R$ 5,415 bilhões em 2022, 54,8% superior ao exercício de 2021. Para finalizar, a produção alcançou 14.725 unidades, aumento de 31,1% em relação ao ano de 2021. Sendo 86,6% unidades produzidas no Brasil e 13,4% no exterior.

Neste cenário, entre os princípios mais importantes incluem comunicação antecipada e frequente por meio de vários canais, esforços para envolver os líderes no processo comunicacional, a garantia de inclusão nas mensagens por meio do uso de vários idiomas de acordo com os mercados que a empresa atua e abrir canais de feedback.

“Acreditamos que a periodicidade no envio de informações e esclarecimentos com transparência são fundamentais para nossas divulgações, sejam por releases, notas, comunicados na B3, fatos relevantes ou entrevistas dos representantes do RI. Cada informação exige uma estratégia diferente de comunicação para garantir que a informação seja transmitida com eficácia”, explica Motta.

Na Marcopolo, pelo fato de empresa ser capital aberto, são divulgadas informações periodicamente divididas com seus acionistas por meio do departamento de Relações com Investidores. Além disso, trimestralmente, informam seus resultados de forma ampla, bem como todas as mudanças ou novidades apresentadas por meio de fatos relevantes que contextualizam os investidores e o mercado de nossas ações.

“Comunicamos com o mercado por meio de fatos relevantes e divulgações na imprensa. Além disso, mantemos todas as informações e releases para os nossos acionistas, com o detalhamento de cada resultado financeiro, em nosso site de RI”, finaliza Motta.

Pablo Motta, CFO na Marcopolo