A confiança nas informações financeiras de uma organização é um pilar fundamental para a sua credibilidade no mercado e a manutenção de relações sólidas com investidores, clientes e demais stakeholders. Nesse contexto, a transparência nas práticas de auditoria desempenha um papel crucial ao garantir a integridade e veracidade dos dados contábeis apresentados. Por meio de processos independentes e criteriosos, a auditoria atua como um alicerce confiável, assegurando que as demonstrações financeiras reflitam fielmente a realidade econômico-financeira da empresa.

Na visão de Claudio Camargo, sócio lider de auditoria da EY Brasil, a transparência das empresas e a confiança nas informações das organizações são imprescindíveis para a sobrevivência no mercado de capitais. Ele explica que o papel da auditoria é garantir essa transparência. “O auditor, como um órgão independente da organização, exerce um papel fundamental para assegurar a confiabilidade das informações financeiras das organizações. O auditor independente deve seguir regras de governança e regras técnicas que assegurem sua independência profissional e a qualidade na execução dos procedimentos de auditoria, conhecidas como IAS (International Auditing Standards)”.

Existe uma relação direta entre o nível de transparência das empresas e o valor de mercado dessas empresas. Camargo acredita que quanto mais transparente e confiável forem as informações de uma empresa, maior o valor de mercado dela. Uma vez que as políticas de transparência das empresas não incluem apenas a divulgação de informações, mas também como as empresas estruturam seus órgãos de governança interna, como possuir auditoria interna, comitê de auditoria interno com membros independentes, e como aplicam políticas de ESG, como políticas de diversidade, treinamento e relacionamento com órgãos públicos/estatais.

Ao entendermos como a transparência nas práticas de auditoria pode influenciar a confiança do público, desvendamos um tema de relevância essencial para o bom funcionamento do mercado e para o fortalecimento da governança corporativa. Com a evolução de ferramentas de tecnologia, novos sistemas e globalização da economia, as mudanças nas organizações são constantes. Novos produtos e serviços são gerados a cada minuto, e novos negócios e transações são criados a cada instante.

Essa evolução, para Camargo, requer constantes investimentos das organizações para atualizar e desenvolver sistemas que garantam processos de negócios transparentes e geração de informações transparentes. Por outro lado, requer investimento contínuo das empresas de auditoria em técnicas de auditoria, como ferramentas de auditoria e uso de inteligência artificial, que permitam gerar e manter confiança nos resultados dos trabalhos de auditoria. “Uma organização só é sustentável (a médio e longo prazo) se for transparente. A sobrevivência da organização é o principal benefício na promoção de práticas de transparência, governança eficaz e responsabilidade corporativa”, finaliza Camargo.

                     Claudio Camargo, sócio lider de auditoria da EY Brasil