Troféu Transparência é um incentivo para as boas práticas de governança

Ao valorizar e dar visibilidade às empresas que efetivamente atuam com transparência nas demonstrações financeiras, o prêmio transmite uma mensagem de grande relevância: a governança é essencial! 

  

A KPMG no Brasil tem orgulho em patrocinar mais uma edição do Prêmio ANEFAC.FIPECAFI – Troféu Transparência. Conhecido como o “Oscar da Contabilidade”, a premiação foi idealizada em 1997, quando o Brasil experimentava uma estabilidade econômica inédita e começava a trilhar uma jornada consistente rumo à ampliação das políticas sociais e a uma maior responsabilidade no manejo dos recursos naturais e do meio ambiente. Assim, ele traz em seu DNA o compromisso com o futuro, com a sustentabilidade e com as boas práticas.   

Ao reconhecer e homenagear as empresas que têm um compromisso real com a transparência – e que expressam esse valor por meio de suas demonstrações financeiras –, o Troféu, organizado pela Associação Nacional de Executivos (ANEFAC), foi pioneiro na valorização de um dos pilares mais importantes da atualidade: a boa governança. 

Um aspecto singular do Troféu Transparência e que merece ser mencionado é a maneira como se dá a participação das empresas: em vez de se inscreverem, elas são escolhidas após a análise de aproximadamente 2.000 demonstrações financeiras. O grau das informações prestadas, as notas explicativas, a qualidade dessas informações – tudo é meticulosamente avaliado.   

Por essa razão, a KPMG no Brasil faz questão de apoiar essa iniciativa.   

Hoje, não restam dúvidas de que os pilares ESG são prioritários para quaisquer empresas e setores. As organizações que não se adequarem aos novos anseios do mercado, dos clientes, das comunidades em que estão inseridas, da sociedade e de seus stakeholders, perderão competitividade e não farão frente aos desafios que se avistam.    

Na 25ª edição da Troféu Transparência, o tema será “O mundo se transforma, a Transparência se intensifica”. Trata-se de um mote perfeitamente alinhado à visão da KPMG no Brasil, que, aliás, está passando por um reposicionamento de marca global, com o intuito de fortalecer o que há anos possibilita ao mercado: transformar insights em oportunidades.    

Desse modo, seguimos construindo o futuro sem renunciar ao legado de empreendedorismo, integridade, honestidade, ética, independência e pensamento inovador que, desde a fundação da KPMG, há mais de 100 anos, tem amparado uma trajetória de excelência, propósito, liderança, transformação e protagonismo.   

Em resumo, nós acreditamos no valor da transparência e em seu poder transformador. Por isso, enxergamos o Prêmio ANEFAC.FIPECAFI – Troféu Transparência como um instrumento que contribui significativamente para o progresso do Brasil, o amadurecimento das empresas e a consolidação de um mercado cada vez mais saudável e preparado para os desafios que se delineiam no horizonte.   

Agradecemos e parabenizamos a todos os envolvidos nessa valiosa iniciativa! E que venham mais 25, 50, 100 anos de grandes realizações. 

  

Atenciosamente,  

  

KPMG no Brasil