A história do Oscar da contabilidade

Previous
Next

Prefácio

A ANEFAC, nesta publicação que celebra os 25 anos do Prêmio ANEFAC-FIPECAFI, o Troféu Transparência, iniciada em 1997, busca resgatar e registrar estas memórias, reconhecer e ressaltar os principais acontecimentos, as empresas e os executivos que fizeram e fazem parte da história da premiação e, consequentemente, da evolução da transparência nas demonstrações financeiras brasileiras.

Com conteúdo e formato inovadores e interativos, este e-book traz de maneira clara e objetiva a jornada percorrida pelo prêmio desde a sua primeira edição até completar bodas de prata como tema central. Já como tema adjacente mostra a imprescindível contribuição do Troféu Transparência para a melhoria da transparência no ambiente corporativo, para o desenvolvimento da governança corporativa e, ainda, dos fatores ESG.

Quantas mudanças, experiências e fatos aconteceram no Brasil e no mundo desde aquele 24 de março de 1997, quando membros da ANEFAC e da FIPECAFI se reuniram para fundar o prêmio. Ao longo dos últimos 25 anos, assistimos catástrofes, revoluções, guerras, crises e transformações. Dos ataques do 11 de setembro à pandemia de Covid-19 quanta coisa aconteceu.

Ao comemorar a 25ª edição  do Troféu Transparência, buscamos eternizar esta marca com a publicação deste e-book, trazendo a história dessas últimas quase três décadas. Sob diferentes perspectivas, diversos foram os momentos, os acontecimentos, as empresas, os profissionais e as experiências vividas, mas a linha norteadora se manteve sempre a mesma: a transparência.

Após uma breve introdução sobre o crescimento da transparência como valor corporativo e reputacional, o conteúdo do e-book avança um pouco sobre a evolução da legislação para a preparação das demonstrações financeiras nacionalmente e internacionalmente, até o surgimento da ideia do prêmio, passando pelos primeiros cinco anos, depois pelos dez, pelos quinze, pelos vinte até chegar aos 25. Enriquecidos pelos depoimentos dos executivos, da comissão julgadora, mas principalmente pelos principais personagens desta história, as empresas ganhadoras. Sem elas, não existira o Troféu Transparência.

Todo este processo evolutivo nos permite avaliar as vitórias, as conquistas, as mudanças, mas principalmente nos ajuda a projetar o futuro para os próximos 25 anos. A história da premiação se confunde com a história da evolução da transparência das demonstrações financeiras nas empresas objetivo central e irrefutável da análise do prêmio.

Além de marcar as bodas de prata do Troféu Transparência, este e-book é uma bela homenagem às mais de 100 empresas e profissionais premiados que fizeram parte dessa incrível história. Os números estatísticos das vitórias alcançadas são grandiosos, se comparados a 1997, quando dez empresas foram ganhadoras, hoje são 25. Lá no início eram apenas 500 demonstrações analisadas, atualmente são mais de 2 mil. Dando os primeiros passos no século XX, adentrando o início do século XXI, a transparência nas empresas transmutou-se com o advento das novas legislações e da tecnologia e hoje é reconhecida como essencial à sustentabilidade dos negócios.

Na ponta da esteira deste trabalho pela transparência cada vez mais das informações financeiras e contábeis e para enriquecer esta já fecunda história, oferecemos a nossa contribuição com esse e-book. Aproveitamos ainda para registrar os nossos agradecimentos e damos os parabéns a todos aqueles que ajudaram a construir os 25 anos do Troféu Transparência.

Boa leitura!

Sumário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.

Editorial

Este E-book é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos
de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

Supervisão

Bolí Rosales 

Execução  

Karina Castro  

Talita Dias 

Edição dos textos  

Suzamara Bastos 

Participação   

Denise Kelen 

Deise Dantas 

Crédito de imagens e vídeos  

Tv ANEFAC 

Alex Batistel

Projeto gráfico e editoração 

Carlos Eduardo 

Jarbs dav 


Nosso agradecimento às empresas que colaboraram
com a construção desse rico projeto.