Transparência e melhorias contínuas

A ISA CTEEP, uma das líderes no setor de transmissão de energia do país, foi reconhecida pelo Troféu Transparência em três edições (2018, 2019 e 2020). A companhia conta com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores e está presente em 17 estados do Brasil, operando uma parcela importante de rede integrada de transmissão de energia por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no país e 92% no estado de São Paulo. 

Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 137 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. A companhia integra um Grupo Multilatino e o principal acionista é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.  

Para a empresa, o reconhecimento concedido pela ANEFAC, certifica o contínuo trabalho desenvolvido pela companhia que visa à total transparência e ética com seus públicos de relacionamento, no que tange às práticas de governança e gestão financeira. Conheça algumas delas: 

– Desde 2002, as ações da companhia são negociadas no Nível 1 de Governança Corporativa da B3, que reconhece a adoção voluntária de obrigações adicionais às exigidas pela Lei das Sociedades por Ações (Lei das S.A.). Também integra diversos índices, como o Índice de Governança Corporativa (IGCT), em que estão listadas as empresas com padrões diferenciados de governança corporativa, e o Índice Brasil 100, que reúne as ações mais negociadas na B3;  

– As práticas da empresa ultrapassam critérios exigidos pelo Nível 1 da B3, sendo uma das poucas companhias do setor elétrico que tem compromisso em divulgar prática de distribuição de proventos, buscando dar visibilidade e previsibilidade aos investidores. Adota políticas claras de Divulgação de Ato ou Fato Relevante. Além disso, dispõe de uma estrutura corporativa composta pelos acionistas (Assembleia Geral de Acionistas); Conselho de Administração; Conselho Fiscal permanente; manutenção de dois comitês não estatutários, de Auditoria e de Recursos Humanos; e Diretoria Executiva. 

Todas as iniciativas da companhia são desenvolvidas pautadas nos aspectos ASG (Ambiental, Social e Governança), sempre visando à melhoria contínua do negócio e do relacionamento com seus públicos de interesse. 

Por isso, de acordo com Carisa Cristal, diretora executiva de finanças e relações com investidores da ISA CTEEP, “ser reconhecida pelo mercado como uma companhia transparente nos deixa muito orgulhosos e reforça que estamos no caminho certo, trabalhando de forma integrada e criteriosa, e fortalece o nosso compromisso em manter a comunicação com nossos stakeholders com o máximo de clareza e abrangência. O Troféu Transparência é um selo reconhecido entre as grandes empresas, que gera valor à companhia agregando maior credibilidade e atestando a governança e a ética corporativas”. 

Anos que recebeu a premiação