Transparência e melhorias contínuas

A Rio Paranapanema Energia foi ganhadora do Troféu Transparência em quatro edições. Para a empresa, uma das subsidiárias da CTG Brasil, segunda maior geradora privada de energia do país, as premiações representam o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no caminho da transparência e melhoria contínua, principalmente em relação às práticas de governança e gestão financeira. 

Consumidores, órgãos reguladores, investidores, a sociedade e stakeholders em geral valorizam a transparência não apenas nas demonstrações financeiras, mas em todos os campos de atuação de uma companhia, uma vez que o conjunto de ações desempenhadas por ela pode interferir no seu desempenho e, consequentemente, no retorno ao investidor. A partir disso, a publicação dos balanços com regularidade, qualidade, precisão e transparência se torna essencial para fortalecer a relação de confiança com os stakeholders, além de estimular o ambiente de negócios. 

Todas as atividades da Rio Paranapanema Energia são permeadas pela sustentabilidade, integridade e transparência. Além de gerar energia limpa e contribuir para o desenvolvimento do país, a empresa mantém programas para a conservação ambiental que abrangem o engajamento de comunidades e parceiros e o repovoamento de peixes nos rios, além do financiamento de projetos de restauração florestal.  

“No mundo dos negócios, crescer de maneira sustentável exige, além de toda a competência técnica e gestão disciplinada das atividades, aprimorar continuamente os processos e mecanismos de tomada de decisão. Na Rio Paranapanema Energia, buscamos adotar as melhores práticas porque entendemos que ações como a divulgação das demonstrações financeiras são reflexos da transparência da empresa no dia a dia, em todos os seus processos”, afirma Rodrigo Egreja, CFO da Rio Paranapanema Energia. A empresa tem seu capital listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e um Conselho Fiscal em caráter não permanente, mas que é instalado ininterruptamente desde 2006.  

A natureza das operações da Rio Paranapanema Energia está totalmente relacionada à transição energética, cenário que já faz parte da estratégia de negócio da companhia.

Corporativamente, por meio da CTG Brasil, projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados no âmbito da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – e os que vão além da regulação – são focados na modernização de ativos e aprimoramento de sistemas de geração de energia renovável. “Temos como meta ser protagonista nas discussões sobre transição energética e vislumbramos um futuro em que as companhias de geração migrarão o uso dos combustíveis fósseis para fontes 100% limpas. A transparência será fundamental nesse processo”, finaliza o executivo.  

Anos que recebeu a premiação