Construindo a transparência

A Eneva é uma companhia que sempre busca pelos mais altos padrões de desempenho e é dessa forma que vem construindo a sua presença no mercado. E não é apenas força de expressão quando dizemos que somos movidos por desafios, pois ao longo da nossa história nos deparamos com grandes desafios, que nos fortaleceram, nos transformaram e nos levaram ao crescimento.  

Durante essa trajetória, a área de Controladoria contribuiu para os diversos movimentos e projetos estratégicos da companhia, amadureceu como time e como uma consequência natural de um negócio em expansão, se estruturou e evoluiu nos seus processos e entregas.  

Nos últimos anos, iniciamos um trabalho de melhoria contínua das demonstrações financeiras, tornando-as dinâmicas e mais próximas das necessidades de informação dos nossos stakeholders 

Intensificamos os processos de revisões internas críticas combinadas com estudos e pesquisas sobre os materiais que eram disponibilizados no mercado para entender a sua aplicabilidade ao ambiente de negócios da Eneva e aos requerimentos das normas contábeis e chegamos, então, aos processos de emissão de relatórios que precisavam ser melhorados.   

A equipe dedicada à elaboração das demonstrações financeiras passou a conduzir discussões técnicas com as demais áreas da empresa e com os auditores externos de forma mais constante, o que propiciou o desenvolvimento contínuo de melhorias técnicas e sistêmicas.   

O mais importante nesse processo foi a mudança na perspectiva do nosso trabalho como contadores, assumindo uma postura mais questionadora ao sempre avaliarmos a razão e relevância da inclusão de cada conteúdo em nossas interações com o mercado.  

Quando recebemos a notícia sobre a premiação da ANEFAC, ficamos positivamente surpreendidos, porque almejávamos essa conquista, mas não tínhamos a expectativa de que fôssemos ser escolhidos pela demonstração financeira já de 2020, o primeiro fruto após a mudança de mindset. 

Para a empresa, a participação na cerimônia de premiação foi um momento bastante especial. Dividir o espaço com profissionais reconhecidos no mercado e importantes nomes do meio acadêmico é muito gratificante e demonstra que todo o trabalho realizado foi reconhecido, além de chancelar que estamos no caminho certo para promover informações transparentes e úteis aos usuários das demonstrações financeiras. 

Ano que recebeu a premiação