Transparência em respeito à sociedade

As pessoas estão na base do propósito da ENGIE Brasil Energia. Temos o compromisso de acelerar a transição para um mundo neutro em carbono e acreditamos que isso só é possível considerando aspectos socioambientais que impactam as comunidades locais; sabemos o quão fundamental é o bom relacionamento com os diferentes stakeholders; e quão fundamental é o engajamento dos colaboradores para que metas se transformem em realizações. Como parte dessa busca, compartilhamos com os diferentes públicos com os quais interagimos nossos valores, políticas, práticas e demais informações sobre a empresa.  

 

A preocupação com os aspectos socioambientais e a busca pela transparência e qualidade nos nossos negócios são valores inegociáveis para a companhia e fatores reconhecidos pelo mercado, como é o caso do Troféu Transparência, do qual somos 12 vezes ganhadores, reconhecimento da qualidade e da transparência dos negócios e das nossas demonstrações financeiras, que seguiram em evolução ao longo de todos esses anos.   

Assistimos a uma transformação exponencial no mercado, com aspectos ESG cada vez mais importantes. Dar transparência às informações tornou-se ainda mais importante, com um público cada vez mais atento e mais dotado de conhecimento para interpretar os dados apresentados. E quando falo em dar visibilidade aos números e dados, acrescento que mais relevante que volume é a análise de quais destes são realmente úteis e agregam valor à empresa. Para esta compreensão, exige-se saber ler estrategicamente as necessidades e exigências do mercado e uma coordenação interna entre as áreas para montar relatórios que envolvem ações e iniciativas de diferentes setores e colaboradores.   

Claro que neste tempo, assistimos outras importantes evoluções, como a adoção do IFRS no Brasil – normas que foram adotadas pela ENGIE no país e no mundo muito antes de que se tornasse uma exigência. Não posso deixar de mencionar a tecnologia, sem a qual não seria possível fazer o trabalho como executamos hoje – e como ela foi essencial para manutenção e evolução dos negócios nos últimos dois anos. Avançamos não apenas em dimensão de negócios, como também na forma como atuamos.  

Se buscamos ser pioneiros nas melhores práticas no setor, em todas as frentes nas quais atuamos, é engrandecedor encontrar pelo caminho parceiros que elevam ainda mais o nosso padrão de qualidade. E vemos a ANEFAC nesta função há 25 anos com o Troféu Transparência. Ano após ano somos reconhecidos pela qualidade das nossas demonstrações financeiras e esse é mais um fator que nos motiva a entregar relatórios cada vez melhores e mais completos, além, claro, do nosso compromisso e cuidado com nossos investidores e stakeholders  

E, mais do que isso, são premiações capazes de coroar momentos que jamais serão esquecidos. Como é o caso dos recentes reconhecimentos em 2020 e 2021, anos extremamente desafiadores para todos nós, especialmente no início de 2020, quando, de repente, tivemos de nos adaptar a uma situação nova, com trabalho 100% remoto. Passar por esse período com o reconhecimento interno e externo de sucesso é uma grande alegria e só foi possível por termos, além da tecnologia, uma equipe qualificada e pronta para encarar esse desafio.     

E seguimos com os avanços para sermos cada vez mais transparentes. Da mesma forma que estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, buscamos liderar importantes movimentos e tendências no nosso segmento. A ENGIE tem uma forte atuação socioambiental e uma sólida atitude de governança e, como uma empresa com diversas operações e projetos espalhados pelo país, buscamos melhores práticas para dar visibilidade aos mais interessados das iniciativas que promovemos nas comunidades onde atuamos e que geram impactos positivos.   

A transparência é, ainda, peça-chave para que nossos stakeholders tenham visibilidade do nosso compromisso com a governança e com uma gestão cada vez mais preocupada em caminhar em linha com seus valores. Isso agrega valor não somente aos negócios da ENGIE, garantindo mais segurança aos nossos investidores, como também gera valor para todas as partes.  

A empresa vem também crescendo em frentes de atuação, em linha com nossa estratégia de descarbonização, com foco no investimento em geração de energia a partir de fontes renováveis e com transmissão de energia. Hoje, cerca de 97% da nossa capacidade instalada é proveniente de fontes renováveis. Sabemos também que há uma necessidade de melhoria da infraestrutura de geração e transmissão de energia no país e temos dois projetos de Transmissão em fase avançada de implantação.  

Entre as profundas transformações e as perspectivas para o futuro, buscamos trazer novas soluções, como produtos que colaborem para a descarbonização de nossos clientes. Também estamos de olho em algumas perspectivas, como a possibilidade, no futuro, de que pessoas físicas poderão escolher quem fornecerá energia em um ambiente de contratação livre, como já existe para empresas.  

Juntam-se as evoluções do setor elétrico, da ENGIE Brasil Energia e dos anseios e demandas da sociedade, e o que temos, como resultados da forma como devemos atuar são os pilares ESG cada vez mais marcados e a transparência para comunicar todos os importantes movimentos da companhia. Estamos confiantes de que seremos capazes de entregar as informações para os diferentes públicos com cada vez mais qualidade e esperamos que nossa proximidade com a ANEFAC, que vai muito além dos troféus, continue sendo um importante sinalizador da qualidade das nossas demonstrações.  

Marcelo Malta, diretor financeiro da ENGIE Brasil Energia 

Anos que recebeu a premiação