Para a Irani, conquista do Troféu Transparência reforça a confiança nas relações com os stakeholders

Santa Catarina, março de 2022 – Vencedora do Troféu Transparência pela primeira vez em 2021, a Irani Papel e Embalagem S.A., uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, considera o prêmio um reconhecimento do trabalho incessante de anos, na busca por entregar informações de alta qualidade, de forma clara e objetiva, ao mercado. 

A companhia conta com um longo histórico de compromisso com a transparência e cada vez mais vem se dedicando na melhoria de suas Demonstrações Financeiras, pois entende que apresentar a empresa e suas transações econômicas de uma forma simples e didática, contribui na construção de relacionamentos de valor e gera credibilidade entre as partes interessadas. 

“O Troféu Transparência é o resultado de todo o esforço promovido pela Irani ao longo dos anos, para apresentar demonstrações financeiras com qualidade. Ficamos muito honrados e felizes com o prêmio, que é conhecido como o ‘Oscar da Contabilidade’”, comenta Odivan Cargnin, Diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores da Irani. 

Para o executivo, a transparência nas demonstrações financeiras se faz cada vez mais importante para as empresas, já que elas traduzem os seus negócios e, quanto melhor forem realizadas, mais credibilidade e oportunidades serão geradas. E para atender as expectativas do mercado, atualmente é necessário se atentar a alguns pontos. 

“Nos últimos anos a sociedade passou a exigir um reporte maior de informações sociais e ambientais das empresas, e não apenas sobre os dados financeiros. Por isso é necessário estar atento e se adaptar a esse novo momento e atender a essas novas demandas, incorporando essas informações nos relatórios”, explica. 

Desde 2006, a Irani publica anualmente o seu Relatório de Sustentabilidade e, em 2021, publicou seu primeiro Relato Integrado. O documento público representou um avanço no compromisso da companhia com a transparência, ao entregar à sociedade informações relevantes e consistentes, de uma forma ética e didática. 

Vivemos em uma era de excesso de informações e desinformações. A transparência é justamente o mecanismo que permite reduzir a assimetria de informações entre os agentes e garante uma melhor avaliação dos fatos por todos. Transparência não pode ser aquele amontoado de informações desconexas e divulgadas por conveniência”, completou Odivan. 

Anos que recebeu a premiação