A transparência como valor

Como uma empresa que tem o ESG no centro das suas ações, o que já ocorria mesmo antes da recente ascensão da agenda no meio corporativo, a transparência é um compromisso para a Klabin. Justamente por isso, os reconhecimentos obtidos com o Troféu Transparência são de suma importância para a companhia, chancelando os esforços empreendidos no tema.  

São diversas as ações promovidas pela Klabin que visam fortalecer a sua governança corporativa, em alinhamento às normas e conduta da empresa dialogando com as exigências do mercado, de investidores, acionistas e demais stakeholders. 

No que diz respeito às nossas demonstrações financeiras (DFs), o período recente foi particularmente importante para a Klabin, com movimentos promovidos que dialogam com a tendência de evolução nas DFs que o Troféu Transparência veio reforçando ao longo das suas edições. Isso se dá uma vez que consolidamos um documento mais moderno e de fácil entendimento, que segue cumprindo, evidentemente, todas as recomendações técnicas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) relacionadas à divulgação contábil, mas em um formato mais acessível, que nos permite dialogar com o público de mercado cada vez mais amplo com o qual nos relacionamos hoje, que contempla, além das carteiras de investimento, também um grande número de pessoas físicas que têm aplicado na Bolsa de Valores – com um crescimento exponencial na base da Klabin nos últimos anos, acompanhando uma tendência do mercado já confirmada pela B3.  

A mudança na nossa DF vai desde o aspecto visual, onde adotamos um layout mais amigável e atrativo a partir da publicação mais recente, referente a 2021, com a inclusão de recursos como gráficos e tabelas, e impactou também as informações acopladas ao documento, com a inserção de mais dados sobre a atuação da Klabin alinhada ao ESG, por exemplo, o que certamente terá ganhos ainda mais relevantes a partir do próximo ano, quando entrará em vigor a mudança na norma técnica da CVM que rege a elaboração das demonstrações financeiras.  

Vale destacar que essa evolução resulta de um trabalho conjunto, que envolve as equipes internas da companhia e que abrange também os auditores contratados para analisar nossas DFs, que trazem um olhar do mercado valioso para incorporarmos melhorias contínuas nas nossas demonstrações.  

Além das DFs, é importante acrescentar que a Klabin constrói diversos instrumentos e ações que permitem aos stakeholders acessarem dados complementares sobre a empresa, reforçando nosso trabalho com foco no fortalecimento da governança corporativa.  

Um importante exemplo nesse sentido é o Painel ASG, que lançamos em 2021, que reúne os compromissos, metas e principais indicadores de desempenho da Klabin no que diz respeito à Agenda 2030 e aos Objetivos Klabin Para o Desenvolvimento Sustentável, os KODS. A plataforma permite que toda a sociedade acompanhe de perto a evolução da companhia no que diz respeito às metas determinadas nas frentes Ambiental, Social e de Governança Corporativa nos curto e médio prazos, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  

Em 2020, como parte das ações que objetivam compartilhar informações sobre a empresa, o mercado financeiro, sustentabilidade e inovação, lançamos a Klabin Invest, uma plataforma de conteúdo que colabora para estreitar nosso relacionamento especialmente com investidores pessoas físicas, por meio do compartilhamento de conteúdo semanais nos canais da Klabin no YouTube e Spotify.

Cabe ressaltar, ainda, a publicação contínua pela Klabin do seu Relatório de Sustentabilidade Anual, produzido em conformidade com a metodologia GRI Standards (Global Reporting Initiative) e assegurado por consultoria externa. O documento detalha a gestão e o desempenho da companhia, especialmente no que diz respeito aos compromissos assumidos nos pilares do ESG. A edição referente a 2021 já foi publicada e pode ser acessada por todos na página https://rs.klabin.com.br/home. 

Anos que recebeu a premiação