Foco em trazer informações mais objetivas e transparentes para o mercado

O compromisso com a sociedade para garantir princípios éticos de governança corporativa está no centro da estratégia da Neoenergia para se consolidar como a maior e mais rentável empresa de energia integrada do Brasil.  

Por isso, temos muito orgulho da conquista do Troféu Transparência, uma importante iniciativa da ANEFAC sobre as melhores práticas contábeis no país. Em 2022, a Neoenergia continua trabalhando intensamente para manter esse propósito e ser reconhecida mais uma vez por sua atuação exemplar. 

Além de ser um reconhecimento valioso, a premiação reforça a qualidade das demonstrações financeiras da companhia, que atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país.

A Neoenergia segue as melhores práticas contábeis para apresentar um conjunto de informações mais objetivas e transparentes para o mercado. 

A empresa é orientada por uma estratégia sustentável, com investimentos em todos os segmentos do setor elétrico, que destaca o compromisso com a criação de valor para a sociedade, acionistas, clientes e todos os nossos colaboradores. 

A partir de propósitos e valores sólidos, a Neoenergia tem como base garantir o cumprimento da regulamentação contábil com o objetivo de assegurar uma adequada prática, sempre no âmbito de concretizar o interesse social e apoiar uma estratégia de negócio de longo prazo que evite riscos e ineficiências na execução das decisões do negócio.  

Entre os critérios que determinaram a conquista do “Oscar da Contabilidade”, destacamos a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis, no exercício do ano anterior à premiação.   

A elevada qualidade e transparência das informações financeiras prestadas ao mercado, assim como a solidez do relatório de administração e aderência aos princípios contábeis, é o que posiciona a Neoenergia em lugar de destaque no setor elétrico brasileiro.   

Presente em 18 estados e no Distrito Federal, os negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF), atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas. 

Ao assumir um modelo de contabilidade transparente, a companhia vai muito além dos resultados financeiros, pois tem um papel relevante no desenvolvimento nas regiões onde está localizada e que estão em linha com os dez princípios do Pacto Global e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Um desses exemplos é a primeira edição do Relatório de Transparência Fiscal, lançado em março deste ano. Além de informar voluntariamente o detalhamento das contribuições tributárias de 2021, a publicação reforça o compromisso com a sociedade para garantir princípios éticos de governança corporativa em conformidade com a legislação brasileira e boas práticas internacionais.  

A iniciativa também destaca a criação de valor das políticas de gestão fiscal relacionadas às dimensões ASG (Ambiental, Social e Governança), que asseguram o alto padrão das atividades da Companhia. 

Dessa forma, a Neoenergia tem um movimento estratégico que prima por práticas contábeis transparentes integradas ao modelo de negócio sustentável capaz de gerar valor para a sociedade brasileira.  

Ano que recebeu a premiação