Formamos um time em um mundo novo em que ser transparente é ser sustentável

É uma satisfação e um marco para a Petrobras fazer parte desse e-book, que comemora os 25 anos do Troféu Transparência concedido pela ANEFAC e pela FIPECAFI. O troféu é um reconhecimento e uma homenagem às empresas brasileiras que implementam as melhores práticas de transparência na divulgação das suas demonstrações financeiras. É o “Oscar da Contabilidade”, único no Brasil. Em todo esse tempo de premiações, estivemos entre os contemplados 19 vezes e alcançamos destaque 4 vezes. 

Nossas conquistas          

Integramos o seleto grupo das dez instituições ganhadoras do prêmio por cinco anos consecutivos, de 2017 a 2021, feito já alcançado por nós anteriormente de 2001 a 2013. Além disso, a Petrobras foi eleita “Empresa Destaque” em 2020 e 2019, assim como já havia ocorrido em 2004 e 2005.

Os troféus conquistados atestaram, para o nosso time, que tivemos êxito em selecionar informações de qualidade que agregassem valor às nossas demonstrações financeiras, auxiliando nossos públicos em suas análises e tomadas de decisão.  

Atendemos às normas existentes de divulgação de informações financeiras e, ao mesmo tempo, fizemos isso de forma acessível e compreensível aos nossos diferentes públicos. Obviamente, atuamos respeitando os princípios da administração pública, com destaque para a publicidade de todos os nossos atos públicos, para que todos saibam e fiscalizem o que está sendo feito, pois a Petrobras é uma empresa de economia mista, com capital público e privado, e com controle estatal.  

Constar desse e-book é também relevante para nós porque a publicação destaca, para o mercado, a trajetória de desenvolvimento das empresas que contribuíram para a evolução da transparência no Brasil, o que implicou uma mudança de mentalidade. Afinal, ao longo dos anos, a transparência se tornou mais do que um valor que se preza. Tornou-se exigência de um mundo em mudanças aceleradas que é, a cada dia, mais ético, social e ambientalmente mais responsável, mais atento à governança empresarial, aos controles internos das empresas e muito mais conectado, propagando informações na velocidade de um “click”. A transparência é, hoje, sinônimo de sustentabilidade de qualquer negócio, o que difere entre existir como empresa agora e não se perpetuar pelas próximas gerações.  

Nesse contexto, vivenciamos a adoção dos padrões internacionais de relatórios financeiros, os IFRS (International Financial Reporting Standards), que alavancaram a transparência nas demonstrações financeiras das empresas brasileiras demarcando uma importante virada positiva. Evoluímos de um sistema baseado em regras para outro baseado em princípios, de modo que as informações financeiras divulgadas pelas empresas possibilitassem o entendimento dos negócios dessas companhias.  

Os novos padrões contribuíram também para que a sociedade evoluísse globalmente, buscando saber se as práticas adotadas pelas empresas estariam em sintonia com os anseios das populações impactadas e desencadeando uma demanda contínua por informações. Esse cenário tornou nossos desafios ainda maiores para nos adequarmos e alinharmos à prática de produzir e divulgar demonstrações financeiras, relatos e relatórios nesse âmbito com linguagem e termos menos técnicos e comunicação mais acessível, que evidenciasse mais e melhor os nossos valores.  

Nossa evolução 

Hoje, totalmente integrados a um mundo novo em aceleradas transformações que se comunica melhor e onde ser transparente é ser sustentável, entendemos que nossos negócios e operações têm que estar refletidos com clareza em nossos relatórios e notas explicativas, sem perder aderência às normas contábeis vigentes. Da mesma forma, queremos evidenciar que nosso propósito é prover energia que assegure prosperidade às pessoas e localidades, de forma ética, segura e competitiva. Por isso, estamos orientados para o mercado e temos por valores, por exemplo, o respeito à vida e ao meio ambiente, a ética, a transparência, a confiança e a superação. Entendemos, também, a necessidade de obter retorno de nossos públicos de interesse sobre as demonstrações financeiras que divulgamos e a relevância de conhecer as melhores práticas do mercado e as tendências em relatórios corporativos. 

 
Próximos passos 

Nesse contexto, continuaremos comprometidos com a geração de valor em toda a nossa cadeia; a excelência técnica; a transparência; a eficiência e a segurança operacionais; a aceleração da produção no Pré-Sal; a oferta de petróleo e derivados com baixo teor de carbono; ativos de classe mundial; pesquisa, desenvolvimento e inovação, mantendo nossa dívida sob controle, avaliando possibilidades de diversificação de portfólio, mas priorizando negócios relacionados ao segmento de energia ou que tenham sinergia com nossas competências. 

 

Edmilson Nascimento das Neves, gerente executivo de Contabilidade e Tributário da Petrobras 

Anos que recebeu a premiação