Transparência: uma atitude que muda tudo

No nosso jeito de ser e fazer, um dos nossos principais compromissos é com a ética. Ela nos molda. Fazemos o que é certo, seguindo as melhores práticas de governança, com transparência e seriedade. 

A transparência é um atributo que sempre esteve presente em nossa história. São mais de 70 anos acreditando que ela precisa fazer parte do dia a dia da empresa como algo natural, que deve ser praticado intensamente. Então, é uma satisfação e uma honra, receber, pelo terceiro ano consecutivo, o Troféu Transparência, principalmente, também, por figurar ao lado de empresas de extrema relevância para o cenário nacional e global. 

Para garantir a geração contínua de valor sustentável a longo prazo e a realização de nosso compromisso com a transparência e a ética no dia a dia do negócio, adotamos as melhores práticas de governança corporativa, em linha com as recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM nº 586). 

Somos nível 1 em Governança Corporativa (GC), da bolsa de valores, temos 60% de membros independentes, no Conselho de Administração (CA), 20% dos membros do CA, das Empresas Randon, são mulheres, possuímos canal de denúncias terceirizado e independente, temos políticas corporativas, entre outros. 

Mas falar de transparência, atualmente, vai muito além de demonstrações financeiras, ela contempla um conjunto de iniciativas ESG, como ações que visam a sustentabilidade – ambiental, social e de governança. Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a companhia desenvolveu sua ambição de sustentabilidade em cinco pilares: condução ética e responsável, excelência e segurança como um valor, compromisso com o meio ambiente, prosperidade para todos, e inovação sustentável. Para cada pilar, há um conjunto de ações e projetos internos para alcançar os compromissos elencados.   

Assim iniciou a nossa jornada ESG. Em 2001, tivemos a conquista do nível 1 em GC, na bolsa de valores. Nos anos seguintes tivemos os programas Florescer, Novos Caminhos e Qualificar. Em 2008, tivemos a publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade GRI G3 e em 2009 recebemos as certificações ISO 14001:2004, OHSAS 18001:2007 e a recertificação ISO 9001:2008. Já em 2017, implementamos a Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e em 1º de junho de 2021, as Empresas Randon apresentaram sua ambição ESG e se tornaram signatárias do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em resumo, trabalhamos para potencializar o desenvolvimento sustentável das Empresas Randon, com ética e transparência, revisitando políticas e princípios e implementando novos compromissos institucionais em várias frentes de atuação. Com isso, queremos contribuir para o desenvolvimento de todos os nossos públicos e impactar positivamente nas comunidades. 

Embora tenhamos muitas boas práticas já estabelecidas, sabemos que temos espaço para promover mais avanços, acompanhando esse dinamismo do tema no mercado.   

Nas Empresas Randon, acreditamos que o futuro não é fronteira: o futuro, é oportunidade de construir o novo. Um novo melhor ainda, por ser mais responsável, eficiente e próspero para todos. Essa conquista, pelo terceiro ano consecutivo, se conecta com a nossa estratégia de sustentabilidade e inspira a sociedade na busca por relações éticas, seguras e geradoras de valor. 

Juntos, concretizamos a representatividade e legitimidade de nossas histórias. 

Anos que recebeu a premiação