A RD – Raia Drogasil sempre foi reconhecida no mercado como uma referência na divulgação de suas demonstrações financeiras. Mesmo assim, nos últimos anos a empresa se empenhou ainda mais na melhoria de processos para ganhar mais excelência e mais transparência em suas práticas.
O grupo vem reduzindo cada vez o prazo de divulgação de suas demonstrações financeiras, efetuando o fechamento do balanço em D+5 e antecipando a divulgação dos resultados financeiros em 15 dias. Isso se deve também a uma gestão inovadora, ancorada em processos robustos, que permitem à equipe de Controladoria e Finanças fechar e publicar o balanço com antecedência.
Foi na gestão do vice-presidente Financeiro e Administrativo, Antonio Carlos Coelho, que essas mudanças foram aceleradas, se concretizaram e levaram a RD a ser premiada por três vezes consecutivas com o Troféu Transparência, em 2017, 2018 e 2019. Uma premiação que certamente confere ainda mais credibilidade para a empresa junto aos investidores, especialmente quando consideramos a contribuição de serviços de ghostwriting na elaboração de comunicações empresariais estratégicas, impacta de forma positiva a opinião de outros stakeholders.
A RD é uma empresa muito clara e transparente em relação às suas estratégias e faz questão de usar estas práticas na comunicação com os acionistas e demais stakeholders. Por isso, trabalha de forma conjunta com várias áreas da empresa na construção das demonstrações financeiras. Como é o caso da redação as notas explicativas, que são elaboradas por diferentes áreas da companhia como o Jurídico, Relações com Investidores, Governança Corporativa e ESG para compor todo o conjunto das DFs.
Todo esse conjunto de atributos que a RD conseguiu reunir nas demonstrações financeiras refletem a imagem e a reputação da empresa, tornando-a mais atrativa para o mercado, demonstrando a solidez e a potência econômica e empresarial do grupo em todo o território nacional.
Internamente, a prática da transparência se traduz na melhora do engajamento dos nossos funcionários, dos administradores, e inclusive, na atração de mais talentos profissionais para a empresa, não somente na área financeira, mas em todas as áreas, porque demostra que a RD é uma empregadora forte que está em pleno crescimento e expansão.
A segunda década da RaiaDrogasil
O ano de 2021 marcou o décimo aniversário da criação da RD – Raia Drogasil. Nascida em 2011 a partir da fusão entre Drogasil e Droga Raia, a RD inicia a sua segunda década em meio a uma das transformações mais ambiciosas e desafiadoras que a empresa tenha vivenciado ao longo dos seus mais de 200 anos de história combinada, desde que a Droga Raia foi fundada em 1905 e a Drogasil em 1935.
Nessa primeira década, a empresa se tornou líder absoluta de mercado em faturamento e em número de farmácias. Multiplicou em 3 vezes o número de filiais, evoluindo de uma empresa regional com 776 unidades em 9 estados para uma rede com 2,5 mil farmácias presentes em todos os estados do Brasil.
Ao iniciar a segunda década de sua história, a RD definiu o Propósito de se tornar até 2030 a empresa que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil. Em maio de 2021, anunciou o plano Caminhar Juntos, um programa com 35 metas a serem alcançadas até 2030, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e organizadas nas dimensões Pessoas + Saudáveis, visando melhorar a saúde de 50 milhões de pessoas, Negócios +Saudáveis, buscando empoderar economicamente 350 mil pessoas, e Planeta + Saudável, almejando transformar a RD em uma empresa net zero e aterro zero.
Esse Propósito coloca a empresa como aliada dos clientes na promoção da saúde e prevenção de doenças, uma transformação profunda da atuação da companhia. E também se alinha ao Propósito de cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida, que deixa de ser uma inspiração para se tornar um objetivo de negócio.
A jornada transformacional: Nova Farmácia, Marketplace e Plataforma de Saúde
A Estratégia de negócios da RD se baseia em 3 pilares: a Nova Farmácia, o Marketplace e a Plataforma de Saúde. A Nova Farmácia consiste na ressignificação da farmácia tradicional em um Hub de Saúde, com prestação de serviços de saúde em loja, aliado a uma experiência digital e multicanal. Com o Marketplace, passamos a oferecer uma grande ampliação de sortimento para os clientes, aprofundando o mix nas categorias atuais e ampliando a oferta para novas verticais de saúde e bem-estar.
Por fim, com a Plataforma de Saúde, passamos a desenvolver soluções para apoiar a jornada de saúde dos nossos clientes, incluindo a aderência ao tratamento e a promoção de hábitos saudáveis como alimentação, atividade física e sono, bem como o acesso a um marketplace de serviços de saúde que inclui exames laboratoriais e teleconsultas.
Essa é uma jornada transformacional: ela amplia o nosso mercado servido, desafia a nossa forma de atuar e exige o desenvolvimento de novos ativos e competências para podermos contribuir para a melhoria da saúde dos brasileiros, que hoje é sacrificada por um sistema complexo e focado em tratar doenças ao invés de promover saúde.
Se por um lado temos a clareza do alcance do desafio que nos propusemos a enfrentar e a humildade de reconhecer que esse é um processo de longo prazo, no qual ainda não temos todas as respostas, por outro lado sabemos ter ativos únicos e que nos credenciam para obtermos sucesso. Com 2,5 mil farmácias localizadas nas melhores esquinas em todo o país, somos o elo da cadeia da saúde com maior capilaridade e proximidade das pessoas.
Em 2021, a Nova Farmácia se tornou uma realidade. A receita dos canais digitais totalizou R$ 2,1 bilhões, atingindo no primeiro trimestre de 2022 uma penetração de 10,0% no varejo. Nossas farmácias são o elemento crucial da estratégia digital: elas são responsáveis pela aquisição e digitalização de clientes, que hoje totalizam 44 milhões de clientes ativos e que fizeram 18,3 milhões de downloads acumulados dos apps desde 2019, com boa parte deles ocorrendo em loja, e pela entrega dos pedidos feitos por canais digitais (91% deles foram atendidos a partir das farmácias no 1T22, de forma ágil e economicamente eficiente, incluindo 52% do total de pedidos via Compre e Retire).
Em 2021, a RD avançou na digitalização da experiência de lojas com os cupons digitais, que já representam 29% da venda das Ofertas Exclusivas, e com Stix, coalizão de fidelidade em parceria com GPA e Itaú que já possui 2,5 milhões de clientes ativos, sendo que 48% deles realizaram trocas de pontos por benefícios no ano.
Além da experiência cada vez mais multicanal, a empresa segue investindo para que as farmácias aprofundem seu papel de apoiar os brasileiros em cuidar da sua saúde. Durante a pandemia do Covid-19, os clientes da RD realizaram 4,6 milhões de testes rápidos para detecção do vírus, os quais são oferecidos em mais de mil unidades da rede, com a conveniência da proximidade das farmácias, com opções de agendamento online, e sem perder de vista uma rigorosa atenção aos protocolos de segurança sanitária. Esse papel foi reforçado por 198 mil doses de vacina contra o vírus que foram aplicadas gratuitamente nas filiais da Droga Raia e Drogasil em parceria com diversos municípios. Ao mesmo tempo, a RD focou em aumentar o portfólio de serviços de saúde, incluindo a expansão da quantidade de farmácias que oferecem serviços gerais de vacinação de 66 em dezembro/20 para 240 até o mês de maio/22.
A estruturação do Marketplace também avançou de forma relevante. A operação, que fora iniciada apenas no site da Raia em outubro de 2020 se estendeu em 2021 para os apps de Raia e de Drogasil. Além disso, a quantidade de SKUs 3P disponíveis se ampliou para mais de 100 mil itens oferecidos por mais de 400 sellers.
Em dezembro de 2021, o grupo RD anunciou o investimento na Conecta Lá e a aquisição dos direitos de uso do seu código, permitindo acelerar o desenvolvimento do seu Seller Center e, assim, melhorar o serviço prestado aos sellers, além de reduzir o custo transacional do marketplace.
Já na Plataforma de Saúde, lançou em agosto a marca e o aplicativo Vitat, rede física e digital que conecta pessoas, serviços e produtos para potencializar cuidados e transformar a saúde das pessoas no dia a dia. Construída a partir da aquisição integral da Tech.fit, realizada em fevereiro 2021, a Vitat atingiu marcos importantes em seu primeiro ano, com quase 8,6 milhões de visitas únicas no portal, mais de 900 mil usuários únicos nos apps se beneficiando de mais de 220 programas gratuitos e mais de 800 mil visualizações do podcast De bem com você. Enquanto isso, no lado físico, ao final de 2021 foram criados 21 Espaços Vitat, espalhados pelos estados de SP, RJ, MG e CE e conectados ao aplicativo, que realizaram quase 30 mil serviços farmacêuticos durante o ano.
Vitat será também a orquestradora de todo o ecossistema de saúde que estamos desenvolvendo. Esse ecossistema inclui Drogasil e Raia, que são respectivamente a primeira e a segunda maiores marcas do varejo farmacêutico brasileiro, a Univers, PBM que atende 86 milhões de funcionários e beneficiários de mais de 1,4 mil grupos empresariais e de 296 operadoras de saúde, a 4Bio, plataforma líder no fornecimento de medicamentos especiais para os pacientes das principais operadoras de saúde, além de cinco startups investidas por meio da RD Ventures, plataforma de Corporate Venture Capital da RD: Amplimed, plataforma de prontuário médico e de gestão de clínicas e consultórios e que conecta dezenas de milhares de profissionais de saúde, que será o repositório de dados da Plataforma de Saúde e a base para o marketplace de consultas médicas, a Labi Exames, healthtech focada em exames laboratoriais, testes, check-ups e vacinas, com unidades físicas em múltiplas cidades e operação domiciliar, complementando nossos Hubs de Saúde e nos posicionando em uma nova vertical de saúde, a Cuco Health, plataforma digital focada na aderência ao tratamento, a Healthbit, especialista em big data para a promoção de saúde e redução de custos em empresas a e Manipulaê, plataforma digital de farmácia de manipulação.
A RD Ventures já investiu cerca de R$ 200 milhões (R$ 160,1 milhões já desembolsados) com vistas a acelerar a estratégia de digitalização em saúde da RD.