Clareza e transparência na elaboração das demonstrações financeiras

A SABESP preza pela qualidade, clareza e consistência na elaboração das demonstrações financeiras.

Participar do Troféu Transparência desde seu 1º ano e, nesses 25 anos figurar como a maior ganhadora, com 22 prêmios, é o reconhecimento externo de que devemos seguir com o firme compromisso de continuarmos sendo sempre transparentes. 

Essas conquistas vieram da dedicação e do árduo esforço de todos os colaboradores da companhia. Fazem parte dessa história diversos profissionais diretamente ligados na preparação das demonstrações financeiras que identificaram a transparência como um avanço necessário. Esse legado nos serve de motivação para continuarmos o processo de aprimoramento. 

Os anos de 2014 e 2015 foram particularmente desafiadores para a SABESP, pois enfrentamos a crise hídrica combinada com a crise econômica, a chamada “tempestade perfeita”.

Nesses anos fizemos diversas negociações e transações não recorrentes, e a área contábil participou ativamente desde o planejamento analisando previamente os aspectos contábeis de forma a entender e antecipar todos os impactos para as demonstrações financeiras. Nosso principal objetivo foi dar o tratamento contábil correto, além de atentar aos controles internos e aos aspectos jurídicos e valer-se do benefício econômico-financeiro da transação. 

Certamente não foi um percurso simples. Se “da forma que está estamos ganhando prêmios”, como romper a resistência de sair do status quo? Como continuar a nos desafiar a fazer cada vez melhor? Aos poucos fomos promovendo melhorias e adaptações nas nossas divulgações e continuamos sendo reconhecidos, o que demonstrou que temos seguido o caminho certo. 

Ao longo desses 25 anos, a companhia vivenciou anos extremamente desafiadores, períodos de retração econômica e a pandemia da Covid-19. Ademais, houve evolução constante do nível de exigência das divulgações. Nessa jornada, ser premiada por 22 anos com o Troféu Transparência reflete o sólido compromisso da SABESP com a clareza e transparência na elaboração das demonstrações financeiras.